Como usar o Google Site Kit no WordPress

Uma caixa de ferramentas essenciais para visualizar as estatísticas de um site sem sair do WordPress.

Para gerenciar um site WordPress, diversas ferramentas são necessárias. Essas ferramentas extras são os plugins, que deixam seu site mais completo. Um dos plugins mais conhecidos é o Google Site Kit, que fornece informações dos serviços do Google direto no painel do WordPress.

A principal função do Google Site Kit é facilitar que a rotina de quem administra e analisa os dados de um site. Ao invés de ter que acessar cada ferramenta, o plugin insere no seu painel do WordPress uma visão geral do uso do seu site.

Assim, é possível acessar o AdSense, o Search Console e o Analytics no WordPress para fazer uma rápida análise das estatísticas do seu site. Além de economizar tempo no dia a dia, o plugin conta com toda a precisão e confiança dos recursos Google, sendo atualizado com frequência.

Recursos do Google Site Kit

O Google disponibiliza uma gama de recursos com as mais diferentes funções, mas apenas alguns são necessários para a gestão de um site e podem ser vinculados ao Site Kit. Os principais são:

Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de monitoramento e análise de sites mais utilizadas no mundo e provavelmente já está inserida no código do seu site. Os relatórios do Analytics no WordPress são mais simplificados, mas contém informações essenciais, como o comportamento dos usuários.

Search Console

A ferramenta gera relatórios sobre o tráfego do site para análise do desempenho na busca do Google, algo muito útil para quem trabalha com SEO. Alguns dos dados disponíveis no Search Console pelo Site Kit são quais termos levam ao seu site e os conteúdos mais populares.

AdSense

Para quem deseja monetizar o site com anúncios, é essencial ter o AdSense sempre por perto para analisar a perfomance do conteúdo publicitário. Com o Site Kit, O Google decide automaticamente os melhores espaços para posicionar anúncios e fornece métricas dentro do próprio WordPress.

Page Speed

No final do painel do Site Kit, é possível ver as informações relacionadas à velocidade de carregamento do seu site. A ferramenta também dá sugestões de melhorias, sendo mais utilizada por desenvolvedores.

Como adicionar o Google Site Kit ao site WordPress

1. Instalação no WordPress

É possível adicionar o plugin através do próprio painel do WordPress. No menu lateral, clique em Plugins e, em seguida, em “Adicionar novo”. Busque pelo Google Site Kit e instale em seu site. Após a rápida instalação, ative o plugin e já está pronto para configurar.

2. Instalação manual

Você também pode fazer o baixar o plugin no site do WordPress e fazer a instalação manualmente. Nesse caso, é necessário ter o WordPress instalado e enviar a pasta do Google Site Kit para a pasta /wp-content/plugins/ em seu computador.

Para finalizar o processo, o plugin precisa ser ativado no WordPress. No menu, clique na opção “Plugins instalados”, localize o Google Site Kit em sua lista e faça a ativação. 

3. Vincule o site à conta Google

Entre na opção do Site Kit em seu menu e clique em “Start setup”. Você vai ser redirecionado para essa página:

Faça login com sua conta Google para começar a configuração. Os dois primeiros passos são para confirmar a propriedade do site e vincular sua conta a ele. Por fim, você conecta seu site ao Search Console.

4. Conecte com as ferramentas

Após a configuração inicial, você deve acessar a seção do Site Kit e conectar o site aos outros serviços do Google utilizados. Você pode adicionar o PageSpeed Insights, o AdSense e o Analytics no WordPress, sempre efetuando o login e autorizando o vínculo.


Já testou o Google Site Kit? Conta sua experiência para gente nos comentários!

Compartilhe

Lara Fernandes
Lara Fernandes
Artigos: 117
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x

Aviso ⚠️

A Haste encerrou suas atividades, logo não estamos atendendo novos clientes. O site se mantém no ar por preservação de histórico e conteúdo.

Caso encontre ainda algum link ou formulário de contato, esteja ciente de que não iremos retornar.

Muito obrigado a todos que fizeram parte da nossa história.