Como usar Pix no WooCommerce

O novo método de transações é rápido, gratuito e pode ser utilizado na sua loja virtual. Entenda como funciona o PIX no WooCommerce.

Em 2020, o Banco Central lançou um novo sistema de pagamento: o Pix. Diferente do DOC e do TED, esse método de pagamento permite transações interbancárias instantâneas em qualquer hora do dia, incluindo finais de semana e feriados. A praticidade também está presente no momento do pagamento, já que é preciso fornecer apenas um dado da pessoa que recebe.

Com todos esses benefícios, o Pix já superou o DOC apenas no primeiro mês, representando 36% das transferências.

Por causa dessa rápida popularização, o Pix já é aceito como forma de pagamento em lojas físicas, especialmente como alternativa aos cartões de débito e crédito. Por ser instantânea, a transação por Pix cai direto na conta, sem necessidade de esperar os prazos das operadoras de cartão para o recebimento, que pode levar até 30 dias.

Da mesma forma, lojas virtuais também vão precisar se adaptar para oferecer essa forma de pagamento como outra opção para clientes que preferem o boleto bancário. Entenda quais são as principais vantagens e como usar o Pix no WooCommerce.

Como funciona o Pix

O mais importante é ter uma chave Pix, que pode ser o CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail, uma chave aleatória ou gerar um QR Code. Também é possível realizar um Pix utilizando os dados completos de quem vai receber, assim como um TED ou DOC, informando código do banco e número da conta.

Para lojas virtuais, a versão que oferece a leitura de QR Code é bem atrativa. São duas opções:

  • o QR Code estático, em que um mesmo código é usado em várias transações e o valor é definido pelo pagador;
  • e o QR Code dinâmico, mais adequado para compras online, pois o código gerado é exclusivo para cada pagamento e conta com todas as informações necessárias.

Embora o foco do Pix seja pagamentos instantâneos, o Banco Central implementou modalidade que permite cobranças com vencimentos para datas futuras, como um boleto bancário. Chamado de “Pix Cobrança”, esse modo permite que as empresas criem um QR Code para pagamentos no futuro.

Vantagens do Pix no WooCommerce

Alternativa ao boleto bancário

Para lojas virtuais, a principal vantagem do Pix é poder oferecer uma forma de pagamento à vista instantânea. Antes, a forma mais popular para pagamentos à vista era o boleto bancário, que tem um prazo de compensação maior e um alto índice de inadimplência.

Pagamento instantâneo e menor risco de fraudes

Além disso, as transações feitas pelo Pix são finais, ou seja, o consumidor não tem a chance de solicitar o chargeback, da mesma forma que é feito com operadoras de cartão de crédito. Por causa disso, as chances de um consumidor agir de má-fé e solicitar o cancelamento de uma compra são nulas e casos de estorno precisam ser resolvidos amigavelmente.

Sem taxas para o consumidor

Outra grande vantagem é que o Pix não tem taxas para o consumidor e, dependendo de como é vinculado ao WooCommerce, também pode não gerar custos para a empresa. Dessa forma, optar pelo Pix é um jeito de oferecer comodidade para os clientes, mas sem ter que arcar com taxas por venda, como acontece com o cartão de crédito.

Como usar o Pix no WooCommerce

Por ser uma forma de pagamento recente, existem poucas opções de integração entre Pix e WooCommerce. A maneira mais prática de aderir ao novo método de pagamento é por meio de plugins específicos para tal. 

Alguns dos plugins já disponíveis são o Pix por Piggly e o Pix for WooCommerce da InCuca Tech. O maior benefício em optar por um plugin próprio para PIX é que a transferência não depende de outras empresas e, logo, não tem taxas.

Também é possível optar por utilizar um intermediário nessa transação, um gateway de pagamento, que adiciona mais segurança à venda. São vários gateways de pagamento que atuam no Brasil, oferecendo diferentes serviços, com o Pix ainda sendo acrescentado a eles, e com diferentes taxas. Conheça mais sobre eles clicando aqui.

Além disso, ainda existe a opção de configurar manualmente o PIX no WooCommerce, por meio do método de pagamento “Transferência bancária direta”. Nesse modo, é necessário disponibilizar as instruções ou configurar o código para aceitar o Pix como forma de pagamento.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma expectativa para o PIX? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe

Lara Fernandes
Lara Fernandes
Artigos: 117
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nycollas
Nycollas
3 anos atrás

Oi. Não entendi como configurar o PIX através da Transferência bancária direta.
É seguro? Há algum tipo de confirmação para o cliente e para o vendedor?

Allyson Souza
Admin
3 anos atrás
Reply to  Nycollas

Olá Nycollas,

O método Transferência bancária direta simplesmente vai te dar campos de texto para você preencher que serão exibidos ao comprador. Não há nenhuma confirmação pelo WooCommerce de que o pagamento foi efetivado, tal como uma transferência qualquer, e os riscos portanto são os mesmos, neste caso o consumidor deve estar muito atento à confiabilidade da loja, e se os dados na hora de efetivar o PIX (Razão social, CNPJ) são compatíveis com o do e-commerce.

Murillo
2 anos atrás

Ótima material, esclareceu bem algumas dúvidas, optei pelo Pix por Piggly para adicionar no seu do cliente parece mais completo e possui melhores avaliações, obrigado Haste!

3
0
Would love your thoughts, please comment.x

Aviso ⚠️

A Haste encerrou suas atividades, logo não estamos atendendo novos clientes. O site se mantém no ar por preservação de histórico e conteúdo.

Caso encontre ainda algum link ou formulário de contato, esteja ciente de que não iremos retornar.

Muito obrigado a todos que fizeram parte da nossa história.