Guia rápido: as novidades do WordPress 5.7 “Esperanza”

Ainda mais facilidades para o editor de blocos e uma nova paleta de cores estão entre as principais novidades do WordPress 5.7.

Com mais inovações para o Gutenberg, o WordPress 5.7 conta com mudanças no editor de blocos para facilitar ainda mais o uso e na paleta de cores do código do WordPress.

Conheça mais sobre a versão 5.7 do WordPress enquanto ouve os sucessos de Esperanza Spalding, contrabaixista e cantora de jazz homenageada nesta versão.

Editor de blocos

Foram diversas mudanças para facilitar o uso do editor de blocos e possibilitar a personalização sem alterações no código. Agora, os blocos de código e lista contam com controles de tamanho de fonte e os blocos reutilizáveis podem ser salvos automaticamente com o post.

A ferramenta de inserção também passou a dispor da função arrastar e soltar para inserir blocos e padrões de bloco em um post. Além disso, os blocos de botão e de ícones sociais passaram por alterações para favorecer a personalização e passou a ser possível alterar o alinhamento vertical de um bloco, como o de Cobertura.

Paleta de cores do código

Indo ao encontro da recomendação das Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG, na sigla em inglês), a paleta de cores do código do WordPress foi resumida a sete cores principais e 56 tons

A nova paleta atende a orientação sobre a taxa de contraste em relação ao preto e branco. O WordPress aconselha o uso das cores em temas, plugins e outros componentes para manter a consistência entre os produtos.

HTTP para HTTPS

O WordPress 5.7 adicionou uma nova funcionalidade que altera um site de HTTP para HTTPS em somente um clique. Assim, o protocolo de segurança pode ser executado rapidamente. 

Nova API Robots

Agora, a API Robots permite a inclusão de diretivas de filtro na meta tag robots. Outra novidade é o acréscimo padrão da diretiva para que os mecanismos de busca, como o Google, possam mostrar pré-visualizações de imagens maiores, o que pode aumentar os acessos do site.

Lazy loading para iframes

Os iframes, que são as visualizações de outros conteúdos na página principal, também vão poder ser carregados tardiamente por meio do atributo loading=”lazy” quando a altura e largura estiverem definidas. Antes, o recurso só estava disponível para imagens e, agora, passa a facilitar também o carregamento de páginas com iframes.

Saiba mais sobre o WordPress 5.7

A nova versão contou com 481 colaboradores, incluindo Anyssa Ferreira, designer e desenvolvedora front-end na Haste. Para acompanhar todas as mudanças da versão, acesse:

Qual novidade você mais gostou? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe

Lara Fernandes
Lara Fernandes
Artigos: 117
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x

Aviso ⚠️

A Haste encerrou suas atividades, logo não estamos atendendo novos clientes. O site se mantém no ar por preservação de histórico e conteúdo.

Caso encontre ainda algum link ou formulário de contato, esteja ciente de que não iremos retornar.

Muito obrigado a todos que fizeram parte da nossa história.