Haste no WordCamp Europa e o futuro do WordPress

Nos dias 20 à 22 de junho aconteceu o WordCamp Europa 2019. Neste ano, a cidade sede foi Berlim, capital da Alemanha. E nós da Haste participamos deste que foi o maior WordCamp de todos os tempos, e contamos as novidades e rumos do WordPress.

Os WordCamps são as conferências de WordPress organizadas pela própria comunidade. Acontecem em 2 níveis:

  • Os WordCamps locais, por cidade, como o WordCamp São Paulo, por exemplo.
  • E os WordCamps regionais, numa escala de país (como o WordCamp US), conjunto de países (como o WordCamp Nordic) ou de continente (WordCamp Ásia e o WordCamp Europa).

O WordCamp Europa deste ano bateu vários recordes. Foram 3.260 ingressos vendidos (800 a mais que em 2018), mais de 2.700 participantes presentes, de 97 países diferentes. Era a primeira vez em um WordCamp Europa para 1.722 destes participantes. Entre eles, eu e o Allyson Souza.

CSS: Cansei de Ser Subestimado

Neste Dia Internacional das Mulheres, fui convidada para palestrar no meetup NerdGirlz / Nerdzão.

Resolvi falar sobre como o CSS é subestimado por nós. As vezes achamos que ele é muito básico, ou não é capaz de fazer certas coisas. Outras vezes, achamos que ele é muito difícil, imprevisível, cheio de bugs.

CSS Grid – o módulo do CSS3 para layouts

CSS Grid é o novo módulo do CSS3.  Ao contrário dos seus predecessores Float e Flexbox, é o primeiro a ser totalmente voltado para construção de layouts. Com ele é possível criar desde simples sistema de colunas lado a lado até complexos layouts com grids intrincados. 

Nesta palestra apresentada no 30º Meetup CSS, falo sobre os conceitos básicos do grid e suas propriedades.

13 grandes sites brasileiros feitos com WordPress

Você já deve conhecer o WordPress. É um software livre criado em 2003, inicialmente como uma plataforma para blogs. Porém, com o passar do tempo e contribuição de milhares de pessoas, ele evoluiu bastante se tornou um CMS – um sistema gerenciador de conteúdo, que permite a criação de diversos tipos de sites além dos blogs, como sites institucionais, portais, portfólios, intranets e até lojas virtuais.

7 lojas virtuais brasileiras incríveis feitas com WooCommerce

Bandeira do brasil estilizada, em traços brancos com carrinho de compras estilizado em traçado branco sobre fundo roxo

Sabemos que o comércio eletrônico cresce ano após ano no Brasil. Como apontado neste artigo da E-commerce Brasil de janeiro, a expectativa para 2017 era de um faturamento de 10 a 15% maior em relação a 2016.

Falando da criação de uma nova loja virtual, há diversos fatores a serem considerados, desde o plano de negócios, marketing, logística, até a definição da tecnologia na qual será desenvolvida a loja – o que não é mero detalhe – e pode inclusive ter impacto crucial nos custos do negócio. Dentre diversas tecnologias e plataformas online existentes, o WooCommerce se destaca e ocupa hoje a posição nº 1 no mercado.