O que é N8N e como usar para automação de marketing

Automação de marketing pode facilitar e muito a rotina de qualquer empresa. O n8n é uma ferramenta ótima para executar essa tarefa.

Automação é uma das palavras da moda, mas com uma boa razão: automatizar processos colabora para otimizar o tempo. Então, qualquer solução para fazer automações é bem-vinda, ainda mais quando se trata de marketing. 

No marketing, existem muitos pequenos processos que acabam exigindo muita atenção no dia a dia, como encaminhar e-mails de resposta para potenciais clientes. O objetivo da automação é justamente encurtar o caminho e fazer com que tudo aconteça com pouco ou nenhum esforço humano.

Para isso, existe o n8n, uma ferramenta incrível que permite integrar outras ferramentas que não contam com uma integração nativa, usando apenas APIs públicas e pouco código. Por isso, é uma das ferramentas que consideramos essenciais para criação de automações.

O que é n8n

O n8n é uma plataforma de automação de fluxos de trabalho, que pode ser utilizada para automatizar os processos da sua empresa. Com a ferramenta, é possível fazer integrações de aplicativos e serviços que contam com uma API pública, sem necessidade de configurar linhas e mais linhas de código.

Na prática, o n8n é um sistema de ETL, sigla em inglês que significa extração, transformação e carregamento. Esse tipo de sistema é utilizado para combinar dados de diferentes fontes por meio de um processo que envolve a retirada dos dados da fonte, conversão para um formato que possibilita a análise e armazenamento em um data warehouse (armazém de dados).

O principal diferencial do n8n é a simplificação desse processo em uma plataforma intuitiva e que proporciona a criação de automações em uma abordagem com pouco ou nenhum código.

Vantagens do n8n

Além de facilitar o processo de extração, transformação e carregamento de dados de diferentes plataformas, o n8n ainda tem alguns outros benefícios muito interessantes.

Código aberto

O n8n é um sistema de código aberto, ou seja, é um software que pode ser usado livremente por qualquer pessoa, livre de aquisição de licenças ou mensalidades. Sendo assim, é possível utilizar o n8n sem estar preso a uma outra empresa impondo limitações para o seu uso.

Mais de 200 integrações

O n8n oferece mais de 200 integrações com diferentes plataformas de diversas áreas, como:

  • ActiveCampaign;
  • Dropbox;
  • Google Docs;
  • HubSpot;
  • Mailchimp;
  • Mautic;
  • Telegram;
  • Todoist;
  • Trello;
  • WhatsApp (com o Twilio).

Custo-benefício

Por ser de código aberto, o n8n é gratuito. O único custo é o de infraestrutura do servidor em que vai estar hospedado o sistema. Mesmo assim, ainda sai mais barato do que outras ferramentas.

É importante destacar que estamos falando do n8n.io, que pode ser instalado no computador ou utilizado em uma hospedagem própria. Também existe a versão paga do sistema, o n8n.cloud, que fica hospedado na nuvem e custa a partir de 20 euros por mês.

Exemplos de usos do n8n

O n8n pode ser utilizado para qualquer tipo de tarefa. No marketing, é um sistema interessante para envio de mensagens e e-mails em diferentes plataformas, uma tarefa que costuma ser muito demorada.

Notificação no WhatsApp

Um dos possíveis usos do n8n é para notificar a pessoa responsável pela prospecção de novos clientes via WhatsApp que o formulário de contato da empresa foi preenchido no site WordPress. 

Com esse fluxo, cada vez que o formulário for preenchido, o responsável será avisado e também torna possível já enviar uma resposta pronta ao possível cliente. Tudo isso sem necessidade de fazer o processo manualmente.

Recuperação de clientes com Mautic

Outra forma de usar o n8n é integrado ao Mautic, uma excelente ferramenta de automação de marketing que também é de código aberto. Com essas ferramentas, é possível criar uma automação para envio de e-mail marketing quando o cliente realiza ou deixa de realizar uma determinada ação, sendo útil principalmente para recuperação de clientes.

Essas são algumas das possibilidades com o n8n que podem ser aplicadas na sua empresa.

Quer saber mais sobre o que podemos fazer com essa ferramenta? Entre em contato.

Compartilhe

Imagem padrão
Lara Fernandes
Artigos: 92
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x