Como criar blog grátis?

Não faltam opções para criar seu próprio blog grátis. Conheça as principais plataformas e escolha a melhor para você.

No segundo post da série marcando sua presença na internet gratuitamente, falaremos sobre como criar blog grátis, usando ferramentas disponíveis para que você tenha o seu próprio espaço para publicar seus pensamentos.

No post anterior, explicamos como criar um site gratuito, desde o processo de planejamento até a escolha da plataforma. O site é como a sua casa na internet. É lá que são centralizadas as atividades de divulgação, contato e relacionamento com seu público.

Já o blog, consiste em um ambiente onde você pode compartilhar informação, seja escrevendo sobre temas específicos de forma um pouco mais aprofundada, colocando suas fotos (ou imagens que achou interessante), reunindo referências sobre determinado assunto, escrevendo poemas, etc. Enfim, um espaço para se expressar, de forma profissional ou pessoal.

Vamos ver como geralmente é a estrutura de um blog.

Como funcionam os blogs

Os blogs existem para a publicação de conteúdo. Cada conteúdo publicado no blog (seja texto, imagem ou links) é chamado de post. Normalmente, estes posts são exibidos em uma lista por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.

Os blogs possuem vários recursos para organização do conteúdo. Dependendo da plataforma você poderá organizar seus posts por categorias, tags, hashtags, etc. Os posts podem apresentar, além de seu conteúdo, informações como data de publicação, autor do post e a categoria ou tag a que pertencem.

Os posts podem também ser comentados por quem os visita. Assim, quem visualiza o post pode deixar sua opinião ou mesmo dialogar com outros leitores do mesmo post.

O blog pode estar dentro de um site corporativo, como uma seção para a publicação de posts relacionados ao negócio. Ou pode ser independente, com domínio e hospedagem próprios ou hospedado no domínio das ferramentas que oferecem o serviço de criação de blog grátis.

Ter um blog dentro do seu site corporativo é uma boa forma de atrair visitação, pois com o conteúdo sempre sendo atualizado, seu site aparece cada vez mais nos resultados das buscas. Mas se o sistema no qual o seu site foi desenvolvido não suportar um blog, pode ser melhor refazer o site, já pensando na integração do blog corporativo.

Contudo, se você precisa de um espaço para publicação mais simples e livre, o ideal é utilizar os serviços disponíveis para criação de blogs gratuitos.

Temas ou Templates

A maioria dos blog atualmente possui um sistema de temas ou templates. Eles são a aparência do site, e podem ser modificados ou trocados sem interferência no conteúdo. Assim, quando você quiser mudar o visual do seu blog, não precisa refazê-lo, basta apenas trocar o tema ou template.

Ferramentas para criar blog grátis

Entre as milhares de opções disponíveis, analisaremos as 3 ferramentas mais populares da atualidade para criação de blogs grátis: o WordPress, o Blogger e o Tumblr.

WordPress

O WordPress é a plataforma de publicação de conteúdo mais popular do mundo, sendo usada por 18,9% dos websites. Nasceu há 10 anos como uma plataforma de blog, mas hoje se transformou em um sistema mais complexo, possibilitando também a criação de sites completos com várias funcionalidades. Contudo, sua essência como um serviço para criação de blog grátis também não se perdeu. Continua sendo aprimorada, ganhando cada vez mais recursos e estabilidade.

O WordPress possui duas versões:

  • A versão online – WordPress.com
    Nesta versão, o usuário deve criar uma conta no site pt-br.wordpress.com. Com esta conta, você poderá criar vários blogs, basta escolher o nome e você terá seu blog hospedado em um endereço no formato nomeescolhido.wordpress.com. Cada blog tem um painel de controle próprio, onde você pode configurá-lo, além de gerenciar, criar e publicar seu conteúdo.
  • A versão CMS para download – WordPress.org
    Já na versão para download, o WordPress é também considerado um CMS (Content Management System — Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), ou seja, uma interface amigável para lidar com o conteúdo, evitando que o usuário precise ter contato com o código e a programação do site. Esta interface é, basicamente, o mesmo painel de controle da versão online do WordPress. Para utilizar esta versão, você precisa ter um domínio e uma hospedagem próprios. Depois, basta fazer o download do sistema no site br.wordpress.org, subir os arquivos na sua hospedagem e fazer a instalação do sistema. É um processo mais trabalhoso, mas nesta versão você tem mais controle e recursos do sistema.

Vantagens

  • Sistema muito poderoso, versátil e bem desenvolvido, podendo rodar blogs, sites, lojas virtuais e até uma rede social.
  • Ampla comunidade de desenvolvedores – caso você precise de ajuda, não faltam pessoas que saibam mexer com o WordPress.
  • Grande quantidade de temas para a personalização do seu blog, tanto gratuitos quanto pagos, com diferentes funcionalidades, para os mais diversos fins.
  • Na versão CMS para download, você pode instalar plugins, que adicionam funcionalidades ao seu blog.
  • Possibilidade de publicação por vários autores em um mesmo blog.

Desvantagens

  • Por ser um sistema poderoso, também pode ser complexo para quem está começando conseguir criar seu blog /site sozinho.
  • Caso você queira um tema ou funcionalidades personalizadas, será necessário programar.
  • Para tirar proveito do melhor do WordPress, é necessário utilizá-lo como um CMS, o que demanda um gasto com uma hospedagem própria.

Para quem é indicado?

  • Blogueiros profissionais
  • Blogs com múltiplos autores
  • Blogs com grande volume de conteúdo postado
  • Blogs corporativos, ou integrados a outros tipos de sites

Blogger

O Blogger, também conhecido como Blogspot, é uma plataforma do Google. Foi criado em 1999, e é considerado o responsável pela popularização do formato de publicação em blog, ao introduzir recursos que permitiam a inserção de conteúdo dinamicamente. Para criar um Blogger, você precisa acessar a página do Blogger usando uma conta Google, escolher o nome e o modelo (tema) do seu novo blog. Seu endereço será no formato nomeescolhido.blogspot.com.

Vantagens

  • É muito fácil de usar.
  • Boa integração com todos os serviços Google, incluindo o AdSense (serviço de exibição de anúncios) para monetização do blog.

Desvantagens

  • Pouca liberdade para personalização do sistema. Mesmo assim, algumas modificações são feitas através de hacks (as famosas “gambiarras”).
  • Poucos temas ou modelos para escolher.

Para quem é indicado?

  • Blogueiros casuais
  • Blogs ou diários pessoais
  • Blogs simples para pequenos negócios

Tumblr

O Tumblr foi fundado em 2007, e hoje já possui mais de 130 milhões de blogs. Surgiu com o intuito de ser algo não tão complexo quanto o WordPress ou o Blogger e não tão minimalista quanto o Twitter, ou seja, um sistema de blog mais simples e clean. É focado na publicação de conteúdo multimídia (textos, fotos, citações, links, músicas e vídeos) e no compartilhamento destes posts, através da reblogagem.

Como a ideia do Tumblr é ser mais minimalista, a maioria dos temas acaba seguindo esta mesma linha visual, deixando o destaque para o conteúdo. Assim, as publicações de imagens, como fotos, ilustrações ou GIFs animados, são favorecidas, tendo mais espaço do que os textos. O endereço do seu blog será no formato nomeescolhido.tumblr.com.

Vantagens

  • Publicação por tipo de post de acordo com o conteúdo: textos, fotos, citações, links, músicas e vídeos.
  • Grande variedade de temas.
  • Interface amigável para dispositivos mobile.
  • Efeito viral dos posts amplificado pelo compartilhamento via reblogagem.

Desvantagens

  • Não é focado na publicação de textos longos.
  • A ênfase no compartilhamento pode desvalorizar o conteúdo original e a autoria.

Para quem é indicado?

  • Blogueiros que queiram algo entre o WordPress e o Twitter.
  • Blogs com o foco no conteúdo visual e design minimalista.

Crie já o seu blog grátis!

Agora que você já conhece os principais sistemas, veja qual deles se encaixa melhor no seu perfil e crie seu blog grátis agora mesmo. Escrever um blog, além de ser um bom hobbie, pode te abrir várias portas – profissionais e pessoais. E se você já tem um blog, compartilhe sua experiência: usa algum destes sistemas? Quais as suas impressões?

E, é claro, não deixe de acompanhar o nosso blog!

  • Jean Rodrigues Couto

    Adorei as dicas de como criar blogs gratis!
    Jean Rodrigues, Apaixonado por Tecnologia e profissional na área de Corte PS, São Paulo – SP