Como publicar no blog WordPress

Um guia rápido para criar sua primeira publicação no WordPress sem complicações.

Texto: publicar no blog WordPress. Imagem: pessoa mexendo em um computador e usando uma camisa com o logo do WordPress. Foto ilustrativa e sem detalhes.

Um blog WordPress é uma ótima ferramenta para gerar conexão com antigos clientes e ainda atrair novos. Existem diversos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (ou CMS, na sigla em inglês) disponíveis e o mais popular com certeza é o WordPress.

O motivo para a popularidade é simples: o WordPress é gratuito, fácil de usar e pode ser utilizado para quase tudo, desde fóruns até lojas virtuais. Então, crie seu blog no WordPress e vamos começar a publicar.


Primeiros passos

Logo que você entra na página de administrador do seu blog (é só colocar /wp-admin no final da URL), você tem acesso ao Painel. A opção “Posts” é uma das primeiras no menu localizado no lado esquerdo. Selecione “Adicionar novo” para começar a sua publicação.

Coloque seu título e escreva ou cole seu texto. Para inserir uma imagem principal, é só ir no menu do lado direito, procurar por “Imagem destacada” e fazer o upload da foto ou ilustração. Pronto, você já tem uma publicação básica para o seu blog!

Fazendo uma publicação interessante

Nesse processo, você deve ter notado que cada parágrafo escrito fica dentro de uma caixinha específica. Essas caixinhas são os blocos, uma espécie de caixa de texto com estilo pré-formatado.

Você consegue ver todas as opções de blocos bem rapidinho ao digitar / no começo do bloco do texto. Alguns blocos que podem deixar sua publicação bem mais interessante são:

  • Título: cria subtítulos para segmentar sua publicação, como esses que dividem esse texto;
  • Imagem / Galeria / Vídeos: facilita o posicionamento de imagens e vídeos entre os parágrafos do texto;
  • Citar / Citação: destaca uma citação;
  • Colunas: permite a separação dos blocos em colunas;
  • Lista: cria listas como essa.

Existem muitos tipos de blocos que você pode explorar no Diretório de Blocos, que fica no no símbolo de + no canto superior esquerdo. Também existe a opção de digitar “/” e escolher um bloco.

A partir da adoção de diferentes blocos, sua publicação fica mais dinâmica e instigante para o leitor. Porém, cuidado com o exagero e o uso de blocos desnecessários.

Aparecendo nas buscas com seu blog WordPress

Após criar uma publicação incrível, tudo que você quer é que o maior número de pessoas chegue no seu blog. Para isso, você vai precisar adotar o SEO, ou seja, uma técnica para otimizar o seu texto para as buscas.

É sempre interessante estudar esse tema para seguir as boas práticas de SEO em todas as suas publicações. No entanto, se você quer uma ajudinha nessa missão, você pode instalar o plugin Yoast SEO em seu blog.

Essa ferramenta é muito utilizada no mundo todo para apontar melhorias que podem ser feitas no texto para gerar um bom posicionamento nas buscas. Assim, sua publicação consegue chegar bem mais longe.


Prontinho! Agora você consegue criar publicações no seu blog WordPress sem dor de cabeça. Ainda ficou com alguma dúvida? Deixa para gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *