Marcando sua presença na internet gratuitamente

Como aproveitar os recursos gratuitos oferecidos na internet para criar site, blog, portfólio e até ecommerce.

É impossível imaginarmos um mundo atual sem a internet. Essa rede invisível está tão integrada a nossa sociedade — e vice-versa — que se tornou parte indispensável, um órgão vital do qual toda uma estrutura social é dependente.

O ganho rápido de importância que a internet adquiriu, fez com que as pessoas tivessem que entender e aprender a lidar com essa nova era na mesma velocidade. Cada vez mais pessoas estão tendo acesso a internet. E, por consequência, ‘estar’ na internet deixa de ser um diferencial, para se tornar praticamente uma obrigação.

Esta presença na web pode acontecer de várias formas. Podemos listar algumas das principais como sendo:

  • Site – pode ser considerado como a casa de uma marca, empresa, projeto ou profissional no mundo que é a internet. É a base onde as informações são reunidas, as redes sociais redirecionadas e os contatos estabelecidos.
  • Blog – é um tipo de site específico para postagens constantes como novidades, opiniões, dicas, tutoriais ou quaisquer outros tipos de texto ou imagens sobre determinado tema. Pode ser desde um diário pessoal, até um blog corporativo.
  • Portfólio – servem para mostrar o trabalho de um profissional ou empresa. Geralmente tem as imagens como principal recurso de exibição.
  • Ecommerce – são as lojas virtuais, voltadas para a venda online de produtos ou serviços. Possuem sistema integrado de carrinho de compras e de pagamentos online automatizados.

As redes sociais também deixaram de ser apenas um lugar para se conectar a amigos e passaram a ser usadas e a dar suporte para atividades voltadas a negócios, e, sendo gratuitas, acabam sendo a primeira opção de quem quer se inserir na web. Porém, dificilmente uma página em rede social vai suprir sozinha as diversas necessidades de comunicação e interação dos profissionais com seu público.

Entretanto, negócios em fase inicial dificilmente terão recursos para investir em um site profissional, que já contenha sistemas de blog, portfólio ou ecommerce inclusos.

É claro que criar um site, principalmente para fins comerciais ou corporativos, utilizando ferramentas gratuitas não é o cenário ideal. A personalização do layout e das funcionalidades é limitada, nem sempre se consegue chegar ao resultado esperado. Um site desenvolvido especialmente para você será sob medida, de acordo com as suas necessidades. Uma ferramenta nunca vai substituir todo o conhecimento e experiência adquiridos por um profissional. Portanto, se o seu intuito é de fazer um site definitivo, esta não é a melhor opção. Mais cedo ou mais tarde, as limitações desses métodos vão atrapalhar o crescimento do site(e, por consequência, do seu negócio), gerando a necessidade de uma reformulação realmente profissional. Mas, ter um site simples gratuito certamente é melhor que nada.

Por isso, nós resolvemos fazer uma série de posts sobre como fazer cada um destes itens, gastando nada ou muito pouco. Reunimos ferramentas que já conhecíamos e pesquisamos o que as pessoas mais estão usando atualmente. Além disso, procuramos esclarecer todo o processo — não só a criação em si — mas o que é necessário para se iniciar e manter seu site.

Acompanhe a série e aproveite!