+9 Plataformas para criar seu portfólio online grátis [guia definitivo]

Está pensando em criar seu portfólio online mas não sabe qual plataforma escolher? Fizemos um comparativo entre as principais opções, como Behance, Cargo, Dribbble e outros, mostrando vantagens e indicações de cada uma. Acompanhe!

Dicar para fazer seu portfólio online

Ter um portfólio online é essencial para quem trabalha com fotografia, publicidade, ilustração, design, web, UI, vídeo, ou qualquer outra profissão relacionada a produção gráfica, audiovisual ou com interatividade.

Nestas áreas, na hora em que um possível empregador ou cliente vai avaliar o potencial do profissional, muitas vezes prevalece a antiga máxima: só acredito vendo. As vezes o próprio portfólio em si já é uma amostra do seu trabalho, mostrando sua personalidade, organização e até gosto estético.

Assim, mostrar seu trabalho de uma forma visualmente atrativa, clara e organizada é fundamental. As vezes um bom currículo não convence sem estar acompanhado de um bom portfólio. Afinal, nada melhor que ilustrar o a sua experiência de forma visual. Poder criar um portfólio online grátis então é melhor ainda! Então vamos às dicas.

O que é um (bom) portfólio?

Originalmente, os porta-fólios surgiram como pastas usadas para guardar páginas manuscritas – os fólios. Antes das profissões que envolviam produção visual adotarem o computador como principal ferramenta, o portfólio (ainda na forma de grandes pastas de couro) era a forma mais prática de mostrar um histórico da experiência do profissional.

Atualmente, o portfólio físico ou impresso anda se extinguindo na maior parte dos casos. Já os portfólios online ganham cada vez mais adeptos devido a facilidade de criação, atualização e principalmente, de acesso. Afinal, é muito mais fácil enviar um link do que um calhamaço de papel. Mas ainda assim, é preciso criar com capricho aquele que vai ser o responsável pela sua apresentação a potenciais clientes ou empregadores.

Lembre-se: ao mostrar seu portfólio, muitas vezes você só tem uma chance para impressionar. A primeira impressão é a que fica.

As características de um bom portfólio online

Um bom portfólio online mostra com clareza o que o profissional sabe fazer de melhor. Ter um bom portfólio online não só mostrará bem os seus trabalhos, como também mostrará que você sabe como se apresentar.

1. Deixe as informações acessíveis

Faça um menu com os links importantes do seu portfólio. Se a intenção do portfólio online é divulgar o seu trabalho.

Também deixe seus dados de contato bem visíveis. Um formulário de contato que envia mensagens direto para o seu email também ajuda bastante.

2. Crie uma página para falar sobre você

Conte um pouco sobre o que você já fez e quais são suas habilidades, como um minicurrículo. Coloque isto em uma página separada para facilitar a visualização e não interferir nos trabalhos.

3. Organize o conteúdo

A maioria das ferramentas para criação de portfólio online permite que você crie categorias ou tags, ou separe seus trabalhos em grupos ou álbuns. Faça isso! Assim, se alguém estiver interessado em ver somente um tipo de trabalho, consegue encontrar facilmente.

4. Use imagens atrativas e grandes!

Um dos principais problemas de vários portfólios online é não escolher bem as imagens ou colocá-las em tamanhos pequenos. Coloque fotos bem tiradas, ou montagens bem feitas. Preste atenção no enquadramento, e mostre vários ângulos e detalhes que valorizem o trabalho.

5. Texto também é essencial

Descreva seu projeto, com uma linguagem clara e articulada. A quantidade de texto influencia em como os motores de busca irão ranquear o seu site (pesquise sobre SEO).

Sugestões de pontos importantes para escrever sobre seus trabalhos:

  • Motivação do projeto – qual era o problema para o qual você desenvolveu a solução?
  • Processo – como você resolveu o projeto? Quais foram os métodos, técnicas, ferramentas, e até adversidades durante o desenvolvimento.
  • Seu papel no projeto e créditos e de outras pessoas que participaram do projeto.
  • Resultado – aquilo que foi produzido e, se possível, o impacto que foi causado / alcançado.
  • Descrição das imagens (alt – texto alternativo) – sempre que possível, por motivos de acessibilidade.

6. Quantidade vs. Qualidade

Não existe uma regra para quantos trabalhos você deve colocar no seu portfólio online. Mas sabemos que não adianta colocar dezenas de projetos no seu portfólio, se a qualidade deles é bem variada. Coloque apenas os seus melhores trabalhos no portfólio.

Se você quer um número, minha dica é: de 4 à 16 projetos. Parece pouco? Pensando do ponto de vista de alguém que pode contratar um profissional, não é pouco. É o suficiente para entender o estilo, processo e profissionalismo da pessoa dona do portfólio. Mas isso é apenas o que eu considero uma média. Para fotógrafos, artistas 3D ou ilustradores por exemplo, esse número pode ser pouco.

7. Coloque apenas projetos semelhantes aos que você quer pegar mais

Se você quer um bom critério para reduzir a sua lista de projetos selecionados, este é o melhor. Se não gosta de um tipo de projeto, nem coloque no portfólio. Assim, você já direciona um pouco melhor o tipo de contatos que chegam para você.

Plataformas para criar seu portfólio online grátis

Veja uma lista de alguns sites que oferecem a criação de portfólio online gratuito. Não há uma ordem específica nesta lista, já que cada opção tem características diferentes.

Dribbble

Captura de tela do site Dribble.

O Dribbble é uma plataforma para compartilhamento de projetos de design. Lá você pode seguir outros profissionais, ver seus projetos (chamados de shots) e publicar os seus próprios shots para apreciação da comunidade. Há muitos ilustradores, artistas 3D e designers de interface e web.

Algumas pessoas criticam a plataforma dizendo que existe uma certa “estética Dribbble”, que faz sucesso por lá entre os próprios designers, mas não resolve problemas da vida real. Outros adoram a plataforma e as conexões que ela proporciona. Experimente e veja o que você acha :).

Características

  • Perfil do usuário bem direto e limpo
  • Sem opções de personalização
  • Projetos são chamados de shots, possuem uma imagem principal e podem exibir outras imagens
  • Shots organizados em tags
  • Comunidade participativa
  • Em inglês

Para quem é indicado

  • Profissionais das áreas de ilustração, e design em geral – UI, web, produto, branding, etc.
  • Quem quer um portfólio atrelado à uma comunidade de designers, com alguns recursos de “rede social”.

Carbonmade

Captura de tela do site Cargo, plataforma de criação de sites e portfólios.

O Carbonmade nasceu em 2005 pela necessidade do próprio criador ter um portfólio online. Como na época as opções eram poucas, rapidamente o site ganhou adeptos e cresceu. Basta se cadastrar e em poucos cliques seus trabalhos já estão expostos.

Características

  • Layouts bem limpos e simples.
  • Personalização básica do visual.
  • Trabalhos organizados por galerias / slideshows.
  • Página “Sobre”.

Para quem é indicado

  • Todos os tipos de profissionais das áreas de ilustração, artes, design, arquitetura, fotografia, vídeo, moda, etc.
  • Quem quer um portfólio online com layout bem simples, clean e rápido de criar, e sem muitas opções para confundir.

Cargo Collective

Captura de tela do site Cargo Collective

O Cargo é uma plataforma parecida com o Carbonmade, porém com um pouco mais de opção para personalização do seu portfólio online. Fazendo o cadastro, você já consegue escolher um dos mais de 50 temas disponíveis, inserir o seu trabalho e publicar seu portfólio.

Características

  • Assim como o Carbonmade, possui layouts bem limpos e simples.
  • Mais de 50 opções de templates para personalizar seu portfólio online.
  • Alguns templates tem um visual mais hipster, minimalista ou até brutalista.
  • Trabalhos organizados por categorias.
  • Página “Sobre”.

Para quem é indicado

  • Todos os tipos de profissionais das áreas de ilustração, artes, design, arquitetura, fotografia, vídeo, moda, etc.
  • Quem quer um portfólio online simples, mas com um visual mais descolado, minimalista ou não tão convencional, com mais opções de personalização.

Flickr

Captura de tela de exemplo de perfil do Flickr
Exemplo de perfil do Flickr

O Flickr surgiu em 2004 como uma comunidade com o intuito de compartilhar e armazenar fotografias.  Foi comprado pelo Yahoo! em 2005. Além das fotos, muita gente também compartilha outros trabalhos gráficos pelo Flickr, inclusive vídeos. Recentemente sofreu uma grande atualização no layout e na estrutura, e agora os usuários podem armazenar 1 terabyte em arquivos.

Características

  • Capacidade de organização das imagens em tags e álbuns.
  • Exibe metadados das fotos (como modelo da câmera, ISO, etc).
  • Além de uma galeria, o Flickr é uma rede social, portanto possui recursos como adicionar amigos, grupos, discussões e marcações.
  • As páginas dos usuários são padronizadas e exibem as fotos recentes, mas você pode adicionar uma imagem de capa.
  • Serve como um backup, para ter uma cópia das imagens por segurança.
  • Perfil com informações do usuário.

Para quem é indicado

  • Principalmente para fotógrafos, ou pessoas que desejam apenas mostrar o trabalho sem ter que se preocupar com o layout e personalização.
  • Quem deseja um portfólio dentro de uma comunidade com grupos de discussão, álbuns, tags.

Behance

Captura de tela da página inicial do Behance

O Behance é uma plataforma para criação de portfólio online. Foi comprada em 2012 pela Adobe. Conta com recursos para publicação dos projetos, e interações como Seguir, Apreciar ou Comentar projetos de outros profissionais. Nos projetos, podem ser inseridas várias imagens, textos e conteúdos incorporados (como vídeo ou slides, por exemplo). Você tem liberdade para mostrar seu trabalho como desejar.

Características

  • Organização dos projetos em campos criativos e tags, além de marcações sobre as ferramentas usadas na produção, cores, clientes, escola, entre outros.
  • Também é uma rede social, possibilitando a interação entre os usuários.
  • Possui a seção Jobs, onde são colocadas vagas do mundo inteiro e os usuários podem se candidatar.
  • Personalização das cores da página.
  • Perfil com informações, além de integração com o LinkedIn.

Para quem é indicado

  • Todos os tipos de profissionais das áreas de ilustração, artes, design, arquitetura, fotografia, vídeo, moda, etc.
  • Muito usado por quem trabalha com branding, tipografia, editorial e web/UI.
  • Quem deseja um portfólio online com várias opções de organização.
  • Quem deseja interagir e ser reconhecido por outros profissionais. Quem não é da área talvez não conheça / se adapte à plataforma.

Adobe Portfolio

Captura de tela da página inicial do Adobe Portfolio

O Adobe Portfolio é mais uma solução da Adobe para facilitar a publicação de compartilhamento de projetos. A vantagem do Adobe Portfolio, é que ele conecta com várias ferramentas da Adobe como a Creative Suite, fontes e o próprio Behance.

Características

  • Templates de página única ou galeria de projetos.
  • Integração com o Lightroom para criar galeria de fotos.
  • Integração com as fontes da creative Suite.
  • Templates simples, principalmente baseados em grids.

Para quem é indicado

  • Designers, ilustradores, fotógrafos principalmente.
  • Quem utiliza a Creative Suite e busca integrar com o portfólio online.

Seu próprio site: o portfólio online ideal

Todas essas ferramentas que apresentamos são super eficientes, têm templates ótimos e cumprem muito bem o seu papel (afinal, se não cumprissem, não estaríamos indicando, certo?).

Mas, se você quiser saber qual é o melhor tipo de portfólio online que você pode desejar, vou me arriscar a dizer que provavelmente será o seu próprio site. Se você tiver tempo, e puder pagar uma hospedagem de sites mesmo que bem simples, vale a pena investir em criar um site. Vamos aos motivos:

Mais que um portfólio

Quando você possui um site, e dentro dele, o seu portfólio, além de mostrar o seu trabalho você também pode incluir outras informações sobre você:

Seu currículo digital

Chega de mandar um PDF ou arquivo do Word, não é mesmo? Que tal ter um currículo online também?

Mais liberdade de personalização

A maioria das plataformas de criação de sites oferecem bem mais templates que as plataformas de portfólio. Além disso, é possível manter o site todo com a sua identidade visual: colocar o seu logo, suas cores e uma fonte de sua escolha.

Ter um blog

Quando você tem um blog associado ao seu site, e ao seu portfólio, quanto mais você publica artigos, mais o seu site ganha alcance, já que vai aparecer em mais resultados de busca. Portanto, mais pessoas conhecerão seu trabalho.

Esse é o nosso caso no estúdio Haste. Este site é também o nosso portfólio além de blog. Assim, nós compartilhamos dicas e você chegou até este artigo procurando informações úteis.

Plataformas grátis para criação de site + portfólio

Algumas das plataformas que já citamos, oferecem também a possibilidade de criar um site mais completo, até mesmo com blog. Então aqui indicamos mais três opções para você:

WordPress

O WordPress possui duas versões: o WordPress.com, que é a plataforma onde você cria o seu site online, e o software open-source WordPress, que você instala manualmente no seu servidor de hospedagem.

As duas versões servem para o propósito de criar seu site + portfólio. As diferenças são:

WordPress.com

Captura de tela do WordPress.com - plataforma online de criação de sites. Possui um plano gratuito e planos pagos.

O WordPress.com é um serviço, onde você tem a facilidade de não precisar pagar nem entender nada sobre a hospedagem (embora eles também tenham um plano pago). .

Na plataforma, você pode criar seu site, e personalizar da forma que preferir. O plano gratuito já oferece bastante recursos. No plano pago, são adicionadas mais opções de personalização e é possível ter até seu próprio domínio.

WordPress.org

Captura de tela do WordPress.org, site para baixar a versão open-source do WordPress.

Usando o software WordPress, você tem mais liberdade, mas é bom entender um pouco como os sites funcionam. Não precisa saber programar. Baixe a versão em português no site http://br.wordpress.org, instale no seu servidor de hospedagem e personalize o seu site com temas e plugins. Você também pode usar seu próprio domínio.

O WordPress é o sistema mais usado do mundo para criação de sites. É muito versátil, podendo ser usado para portfólios, blogs, lojas virtuais, sites corporativos, etc. Por conta disso, essa ferramenta é a nossa especialidade. Este site também é construído com WordPress.

Por isso, essa é a ferramenta que nós mais indicamos caso seu objetivo seja criar um site mais completo. Você pode achar que nossa opinião é um pouco enviesada, mas é como eu sempre digo:

Nós não dizemos que o WordPress é bom só porque nós utilizamos. Nós utilizamos o WordPress porque ele é bom.

Mas como tudo é uma questão de contexto, então teste as opções e escolha aquela que melhor atende o seu problema.

Squarespace

Captura de tela do site Squarespace.com

O Squarespace é uma plataforma online também, que cresceu bastante nos últimos tempos. Possui templates com design super elogiados.

Também é possível criar vários tipos de sites, como portfólios, blogs e lojas virtuais.

Wix

Captura de tela do site Wix.com

O Wix se popularizou bastante, mas hoje o Squarespace vem tomando um pouco o seu lugar. Mas ainda vale conferir se a ferramenta é para você. Também possui vários recursos para criação de portfólios, sites corporativos, blogs, lojas virtuais, etc.

Redes sociais como seu portfólio online?

Talvez você esteja se perguntando: e as redes sociais? Posso usar meu perfil como portfólio? Quais as vantagens e desvantagens de fazer isso? Ou como uso as redes sociais para alavancar meu portfólio? Vamos entender as vantagens e desvantagens.

Como vantagens temos:

  • Grande volume de trafego de usuários já disponível dentro da rede social. Criando um perfil, todas essas pessoas poderão encontrar seu trabalho.
  • Facilidade de criação. Criar um perfil em um rede social é bem mais fácil e rápido que fazer um site, ou até mesmo um portfólio.
  • É possível criar uma base de fãs, ou até se tornar uma referência na sua área ou influencer.
  • Para ganhar visualizações, exige uma boa frequência nas postagens. Postar todo dia é o ideal.

Como desvantagens temos:

  • Como as redes não foram criadas para isso, podem faltar recursos para exibir seus trabalhos da melhor forma.
  • Muitos usuários não querem saber de ver portfólios ou trabalhos. Querem apenas memes 🙂
  • Dificilmente seu portfólio aparecerá em resultados de busca fora daquela rede social.

Dito isso, a minha dica é: tenha um portfólio e também tenha as redes sociais. Ambos são bem diferentes, não se substituem, mas tem objetivos complementares.

As redes sociais são mais efêmeras, mudam mais rápido. Você pode usá-las para publicar sobre o processo, os rascunhos, contar como chegou ao produto final de uma forma mais casual, e não só apenas a imagem do resultado alcançado sem contexto.

Já no seu portfólio, mantenha apenas o suprassumo do seu trabalho. Mesmo que você conte o processo, mostre de uma forma mais concisa para levar ao resultado final.

Mas quais redes sociais podem ser usadas para alavancar meu portfólio online? Duas dicas são: Instagram e Pinterest.

Captura de tela do Instagram no perfil @prism_a_, como exemplo de portfólio.
Exemplo de portfólio no Instagram – @prism_a_

No Instagram, o perfil com a galeria de imagens em grid logo se tornou uma ferramenta para expor todo tipo de arte. Então, aproveite que a rede social ainda está em alta, e crie um perfil de portfólio por lá.

Captura de tela do Pinterest no perfil @pentagramdesign, como exemplo de portfólio.
Exemplo de portfólio no Pinterest – @pentagramdesign

No Pinterest, você cria painéis onde pode salvar imagens. Como as pessoas salvam imagens umas das outras, o ideal é que você salve seus projetos e com o tempo, eles podem se tornar referências para os outros. É mais demorado para atingir mais gente, mas os pins do Pinterest tem um vida longa.

Conclusão

As dicas finais são: não deixe para depois! O importante é ter um portfólio. Se você sentir que não se adequou à plataforma escolhida, você sempre pode mudar de opção.

E divulgue seu portfólio sem medo. Coloque o link em todos os seus perfis, passe para amigos e parentes, avise às pessoas sempre que atualizá-lo ou adicionar um projeto. De nada vale um lindo portfólio se ninguém o visita.

O importante é que você tenha um portfólio que possa ser mostrado sem problemas, e que consiga destacar realmente as suas habilidades.

Veja também o nosso portfólio!

Já tem um portfólio? Qual plataforma você usa ou pretende usar? Conhece outras plataformas? Deixe nos comentários!

— Atualizado em 15 de julho de 2019.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *