Como fazer um portfólio online?

Dicas sobre como fazer seu portfólio online e divulgar seu trabalho usando ferramentas gratuitas como o Carbonmade, Cargo Collective, Flickr, Behance, entre outros.

Dicar para fazer seu portfólio online

Ter um portfólio online é essencial para quem trabalha com fotografia, publicidade, ilustração, design, vídeo, ou qualquer outra profissão relacionada a produção gráfica e audiovisual. Nestas áreas, na hora de avaliar o desempenho do profissional, prevalece a máxima de São Tomé: só acredito vendo. Assim, mostrar seu trabalho de uma forma visualmente atrativa é fundamental. As vezes um bom currículo não convence sem estar acompanhado de um bom portfólio. Afinal, se uma imagem vale mais que mil palavras, um bom portfólio deve valer mais ainda.

Originalmente, os porta-fólios surgiram como pastas usadas para guardar páginas manuscritas – os fólios. Antes das profissões que envolviam produção visual adotarem o computador como principal ferramenta, o portfólio (ainda na forma de grandes pastas de couro) era a forma mais prática de mostrar um histórico da experiência do profissional.

Atualmente, o portfólio físico ou impresso anda se extinguindo. Já os portfólios online ganham cada vez mais adeptos devido a facilidade de criação, atualização e principalmente, de acesso. É muito mais fácil enviar um link do que um calhamaço de papel. Mas ainda assim, é preciso criar com capricho aquele que vai ser o responsável pela sua apresentação a potenciais clientes ou empregadores.

As características de um bom portfólio online

Um bom portfólio online mostra com clareza o que o profissional sabe fazer de melhor. Ter um bom portfólio online não só mostrará bem os seus trabalhos, como também mostrará que você sabe como se apresentar.

Deixe as informações acessíveis

Faça um menu com os links importantes do seu portfólio. Se a intenção do portfólio online é divulgar o seu trabalho, também deixe seus dados de contato visíveis.

Crie uma página para falar sobre você

Conte um pouco sobre o que você já fez e quais são suas habilidades, como um minicurrículo. Coloque isto em uma página separada para facilitar a visualização e não interferir nos trabalhos.

Organize o conteúdo

A maioria dos recursos para criação de portfólio online permite que você crie categorias ou tags, ou separe seus trabalhos em grupos. Faça isso! Assim, se alguém estiver interessado em ver somente um tipo de trabalho, consegue encontrar facilmente.

Use imagens atrativas e grandes!

Um dos principais problemas de vários portfólios online é não escolher bem as imagens ou colocá-las em tamanhos pequenos. Coloque fotos bem tiradas, ou montagens bem feitas. Preste atenção no enquadramento, e mostre vários ângulos e detalhes que valorizem o trabalho.

Ferramentas para fazer seu portfólio online

Vejamos as características de alguns sites que oferecem a criação de portfólio online gratuito.

Carbonmade

Carbonmade

O Carbonmade nasceu em 2005 pela necessidade do próprio criador ter um portfólio online. Como na época as opções eram poucas, rapidamente o site ganhou adeptos e cresceu. Basta se cadastrar e em poucos cliques seus trabalhos já estão expostos.

Características

  • Layouts bem limpos e simples.
  • Personalização básica do visual.
  • Trabalhos organizados por galerias / slideshows.
  • Página “Sobre”.

Para quem é indicado

  • Todos os tipos de profissionais das áreas de ilustração, artes, design, arquitetura, fotografia, vídeo, moda, etc.
  • Portfólio online com layout bem simples e rápido de criar, mas sem muitas opções.

Cargo Collective

Cargo Collective

O Cargo é uma plataforma parecida com o Carbonmade, porém com um pouco mais de opção para personalização do seu portfólio online. Fazendo o cadastro, você já consegue escolher um dos mais de 40 temas temas disponíveis, inserir o seu trabalho e publicar seu portfólio.

Características

  • Assim como o Carbonmade, possui layouts bem limpos e simples.
  • Mais de 40 opções de temas para personalizar seu portfólio online.
  • Trabalhos organizados por categorias.
  • Página “Sobre”.

Para quem é indicado

  • Todos os tipos de profissionais das áreas de ilustração, artes, design, arquitetura, fotografia, vídeo, moda, etc.
  • Portfólio online simples mas com mais opções de personalização do layout.

Flickr

Flickr

O Flickr surgiu em 2004 como uma comunidade com o intuito de compartilhar e armazenar fotografias.  Foi comprado pelo Yahoo! em 2005. Além das fotos, muita gente também compartilha outros trabalhos gráficos pelo Flickr, inclusive vídeos. Recentemente sofreu uma grande atualização no layout e na estrutura, e agora os usuários podem armazenar 1 terabyte em arquivos.

Características

  • Capacidade de organização das imagens em tags e álbuns.
  • Além de uma galeria, o Flickr é uma rede social, portanto possui recursos como adicionar amigos, grupos, discussões e marcações.
  • As páginas dos usuários são padronizadas e exibem as fotos recentes, mas você pode adicionar uma imagem de capa.
  • Serve como um backup, para ter uma cópia das imagens por segurança.
  • Perfil com informações do usuário.

Para quem é indicado

  • Principalmente para fotógrafos, ou pessoas que desejam apenas mostrar o trabalho sem ter que se preocupar com o layout.
  • Quem deseja um portfólio dentro de uma comunidade com grupos de discussão.

Behance

Behance

O Behance é uma plataforma para criação de portfólio online. Foi comprada em 2012 pela Adobe. Conta com recursos para publicação dos projetos, e interações como Seguir, Apreciar ou Comentar projetos de outros profissionais. Nos projetos, podem ser inseridas várias imagens, textos e conteúdos incorporados (como vídeo ou slides, por exemplo). Você tem liberdade para mostrar seu trabalho como desejar.

Características

  • Organização dos projetos em campos criativos e tags, além de marcações sobre as ferramentas usadas na produção, cores, clientes, escola, entre outros.
  • Também é uma rede social, possibilitando a interação entre os usuários.
  • Possui a seção Jobs, onde são colocadas vagas do mundo inteiro e os usuários podem se candidatar.
  • Personalização das cores da página.
  • Perfil com informações, além de integração com o LinkedIn.

Para quem é indicado

  • Todos os tipos de profissionais das áreas de ilustração, artes, design, arquitetura, fotografia, vídeo, moda, etc.
  • Quem deseja um portfólio online com várias opções de organização.
  •  Quem deseja interagir e ser reconhecido por outros profissionais.

Conclusão

Além destas opções, outras plataformas das quais já falamos também podem ser usadas para criar portfólios online mais personalizados, ou integrados a sites ou blogs, como o WordPress e o Blogger. O importante é que você tenha um portfólio que possa ser mostrado sem problemas, e que consiga mostrar realmente as suas habilidades.

Veja também o nosso portfólio!

Já tem um portfólio? Conhece outras plataformas?

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *