Haste no WordCamp Europa e o futuro do WordPress

Nos dias 20 à 22 de junho aconteceu o WordCamp Europa 2019. Neste ano, a cidade sede foi Berlim, capital da Alemanha. E nós da Haste participamos deste que foi o maior WordCamp de todos os tempos, e contamos as novidades e rumos do WordPress.

Os WordCamps são as conferências de WordPress organizadas pela própria comunidade. Acontecem em 2 níveis:

  • Os WordCamps locais, por cidade, como o WordCamp São Paulo, por exemplo.
  • E os WordCamps regionais, numa escala de país (como o WordCamp US), conjunto de países (como o WordCamp Nordic) ou de continente (WordCamp Ásia e o WordCamp Europa).

O WordCamp Europa deste ano bateu vários recordes. Foram 3.260 ingressos vendidos (800 a mais que em 2018), mais de 2.700 participantes presentes, de 97 países diferentes. Era a primeira vez em um WordCamp Europa para 1.722 destes participantes. Entre eles, eu e o Allyson Souza.

Nós fazemos parte da equipe de organização do WordCamp São Paulo desde 2014. Já viajamos pelo Brasil para participar do WordCamp Belo Horizonte, WordCamp Porto Alegre e WordCamp Fortaleza. Esta foi a primeira vez que participamos de um WordCamp internacional.

Contamos como foi participar dos 3 dias de evento dedicados exclusivamente ao WordPress.

Dia do contribuidor: colaborando com WordPress na prática

Eu e o Allyson colaboramos com a comunidade WordPress desde 2013. Organizamos meetups, WordCamps, traduzimos e moderamos fóruns. Porém, toda essa contribuição é, de certa forma, indireta, não com o WordPress em si.

No WordCamp Europa pudemos conhecer este outro lado da colaboração, trabalhando ativamente para colaborar com o software WordPress.

O primeiro dia do evento, a quinta-feira dia 20, foi dedicado ao Dia do Contribuidor. Foram mais de 600 participantes que se inscreveram especificamente para este dia. Todos nos reunimos em times dedicados a colaborar com as diferentes áreas do WordPress: do marketing ao desenvolvimento, das traduções ao design, e muito mais.

O Allyson escolheu participar do time PHP, para contribuir com o core do WordPress. E eu fui para o time de Design, mais especificamente para a parte de interface.

Um dia foi pouco e passou muito rápido. A maioria dos times usou seu tempo explicando como funcionam os processos de colaboração, configurando as ferramentas necessárias para colaborar e tirando dúvidas.

No fim, eu fiz uma pequena contribuição organizando componentes do arquivo da interface do WordPress no Figma.

O Allyson trabalhou em conjunto com a equipe do VVV para configurar um ambiente local de desenvolvimento para no futuro submeter patches ao core do WordPress.

Foto de Bas Brader

A lição que fica é: contribuir diretamente com o WordPress é possível, independente do seu nível de habilidade, e mesmo sem ter ido ao evento. Converse com que já contribui e diga que você quer ajudar.

A maior barreira talvez seja a língua: é necessário falar (pelo menos escrever / entender) inglês o suficiente para se comunicar com as pessoas.

O primeiro passo é entrar no Slack oficial do WordPress. Todas as conversas em torno do desenvolvimento do CMS mais usado do mundo ocorrem lá (também em inglês). No chat, encontre o canal sobre a área em que você quer colaborar (como #design, #meta, #community-events, por exemplo) e pergunte como você pode ajudar. As pessoas são bem receptivas e vão te orientar.

Palestras e pessoas

No segundo e terceiro dias, aconteceram as palestras e workshops. Com alguns anos participando de WordCamps, nós sabemos que o grande valor do evento são as pessoas.

Portanto, a nossa dica para WordCamps em geral é: não fique apenas assistindo palestras. Selecione quais você mais quer ver, e dedique um tempo para ficar nas áreas comuns e conversar com as pessoas. Fale com outros participantes, com patrocinadores, com palestrantes, com a organização.

E foi isso que fizemos. E pudemos conhecer muita gente legal, encontrar pessoalmente pessoas que conhecíamos apenas pela internet, e até pessoas conhecidas do meio WordPress e Web.

A comunidade asiática estava presente em peso. Conheci a Nidhi Jain da Índia, outra ganhadora da Kim Parsell Scholarship, a Naoko Takano, uma das líderes do projeto de tradução do WordPress e da comunidade japonesa, a Devin Maeztri, da comunidade da Indonésia. As 3 são também parte da organização do WordCamp Ásia que deve acontecer em fevereiro. Foi excelente conhecê-las!

Entre tantas pessoas, cito também Rafaella Isidori, Tracy Apps do Podcast Women In WP (aliás, ótimo podcast, indico), Jenny Wong que me deu uma pelúcia do Elephpant, Andrea Middleton, todos das comunidades de Portugal e da Espanha, e todo mundo que trocou ideias, deu dicas, ou só bateu um papo.

Assista as palestras do WordCamp Europa 2019

Se você quiser conferir as palestras, todas as 3 trilhas foram gravadas nos 2 dias, e já estão no canal do YouTube do WordCamp Europe. Veja a programação, escolha uma palestra e veja o vídeo no horário dela.

Em breve os vídeos editados e legendados em inglês devem ser publicados na WordPress.tv. Já deixaremos o link abaixo para quando os vídeos forem publicados:

Palestras em destaque

Algumas palestras que indicamos:

E é claro, o keynote do Matt Mullenweg sobre os primeiros 7 meses de Gutenberg e o futuro do WordPress.

O futuro do WordPress

Resumindo um pouco sobre o que ele disse, os últimos meses foram de grandes mudanças no ecossistema da plataforma devido à introdução do Gutenberg. Apesar de no início muita gente ter reclamado de bugs e falhas (muitos, com razão…), a adesão do novo editor tem sido grande.

Há planos para adicionar muitos recursos continua e rapidamente. O próximo passo é ampliar a capacidade de personalização dos blocos do Gutenberg e expandir seu uso. Novos blocos estão por vir, como o bloco de grupos, colunas variáveis e outros.

No fim da apresentação, os participantes puderam fazer perguntas para Matt. Logo na primeira pergunta, um participante começou a questionar Matt sobre o banimento da comunidade WordPress de pessoas que usam a licença Envato, e acabou fazendo uma espécie de manifesto em vez de uma pergunta, gerando um pequeno #WPDrama.

O MC da palestra, Caspar Hübinger, interveio. Matt respondeu o participante, de forma calma. No fim, parece que foi um mal entendido causado por um email enviado ao participante que gerou o problema e foi resolvido.

Eu também tive a chance de fazer uma pergunta ao Matt. Perguntei quais eram os planos da Fundação WordPress para estimular mais o mercado e as comunidades WP no Brasil e outros países emergentes.

Você pode ver o momento em que perguntei no vídeo da transmissão:

httpss://youtu.be/UE18IsncB7s?t=15882

Brasileiros no WordCamp Europa 2019

Foi muito bom descobrir que havia uma quantidade razoável de brasileiros participando do WordCamp Europa 2019.

Brasileiros no WordCamp Europa. Faltaram pelo menos mais 2 nesta foto.

Nosso amigo Fellyph Cintra, pernambucano, ex-organizador do WordCamp São Paulo, que mora na Irlanda há 5 anos e atual organizador do WordCamp Dublin, nos apresentou para várias pessoas.

Confira o vídeo dele sobre o evento (e já se inscreva no canal, tem um ótimo conteúdo lá!).

httpss://www.youtube.com/watch?v=aDIOovQTTnU

O Matheus Martins, que tem um longo histórico de histórias de WordCamps com a gente, também estava lá, deu um depoimento muito legal neste vídeo e foi ótimo encontrá-lo!

Estrutura de primeira classe

Como parte do time dos organizadores do WordCamp local de São Paulo, obviamente eu também fui com o intuito de observar e aprender. E não me decepcionei.

O evento aconteceu no hotel Estrel. Além do espaço gigantesco, tudo estava bem organizado, e era claro que a equipe havia colocado muito esforço para todos os participantes pudessem aproveitar o WordCamp Europa sem preocupações.

Veja no vídeo abaixo o after movie do evento, mostrando um pouquinho de cada palestra e área do evento.

httpss://www.youtube.com/watch?v=yV909M4AGI4

WordCamps não são só sobre WordPress

Em cada WordCamp que vamos, aprendemos mais sobre WordPress, nossa ferramenta de trabalho. Mas também aprendemos muito as outras coisas. E no #WCEU não foi diferente.

A próxima edição já está confirmada para 4 à 6 de Junho de 2020 na cidade de Porto, em Portugal. E nós planejamos estar presentes mais uma vez.

Compartilhe

  • Muito bom, espero encontrar vocês no WCEU do ano que vem. 🙂

    Vou ver se encontro no Youtube ou WordPress.tv as palestras que vocês recomendaram. 🙂

    • Obrigada Felipe! Esperamos encontrar você e muitos outros brasileiros lá em Porto no próximo WordCamp Europa. Sobre as palestras, assim que publicarem os vídeos individuais das palestras nós vamos atualizar o post para incluí-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *