WordCamp Belo Horizonte 2015

Veja nossa experiência no WordCamp Belo Horizonte 2015, como participantes e palestrantes da convenção oficial de WordPress.

Acaba de começar o circuito 2015 de WordCamps brasileiros, e a primeira cidade a sediar a convenção oficial de WordPress foi Belo Horizonte, neste sábado, dia 13 de junho. E nós viajamos para a capital mineira para acompanhar o evento e palestrar no WordCamp Belo Horizonte 2015. Veja como foi a nossa experiência:

A cidade de Belo Horizonte

Foi a nossa primeira visita à BH. Nossa primeira impressão é de que o centro da cidade lembra muito algumas regiões do centro de São Paulo, como a famosa esquina da rua Ipiranga com a avenida São João. Foi uma sensação boa de familiaridade.

Como todo turista, nós precisamos pedir várias informações para nos localizar e locomover na cidade. E nos surpreendeu a atenção com que as pessoas nos responderam e auxiliaram. Para nós, BH foi pura gentileza!

O WordCamp Belo Horizonte 2015

O evento foi organizado pelo Valério Souza e sua equipe, como sempre, vonluntariamente.  Aconteceu no campus Lagoinha da UniBH, no Teatro Ney Soares. Foram apresentadas 29 palestras, com um público de aproximadamente 400 pessoas. Conhecemos muitas pessoas novas, e encontramos outras que só conhecíamos pela internet. Pudemos trocar ideias, aprender e ensinar. Foi muito produtivo!

Palestra Projetando para WordPress – Allyson Souza

Allyson apresentou em sua palestra como é importante planejar o desenvolvimento de um site em WordPress, antes de iniciar o design ou a programação. Para isso, ofereceu dicas de como fazer a arquitetura e wireframe, e definir os tipos de conteúdo do site de acordo com a estrutura do WordPress.

Palestra Design para WordPress – Anyssa Ferreira

Minha palestra focou em apresentar as particularidades do WordPress que um designer deve levar em conta ao fazer um layout de site, além de dicas sobre como executar esse layout para facilitar o processo de programação desta interface.

Veja os slides:

Conclusão: #saudadesbh

Depois do evento, aconteceu o tradicional WordCana, onde uma boa parte dos participantes se reuniu para comemorar e confraternizar. Deixo aqui novamente meus parabéns ao Valério e à sua equipe, só quem acompanha de perto sabe como é difícil, e vocês arrasaram!

No voo de volta para São Paulo, descobrimos que 4 organizadores do WordCamp São Paulo estavam no mesmo voo por coincidência – além de mim e do Allyson, o Rafael Funchal e o Cláudio Sanches. Por isso decidimos marcar um meetup no avião: WordPress na Nuvem – elevando o WordPress à um novo patamar. Ainda nos confundiram com uma banda no aeroporto, e nós abraçamos a ideia.

meetup wordpress nas nuvens

Deixamos a cidade já pensando no próximo WordCamp Belo Horizonte, e nos WordCamps das outras cidades que estão por vir, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Com certeza vamos participar de todos que pudermos!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *