13 grandes sites brasileiros feitos com WordPress

Você já deve conhecer o WordPress. É um software livre criado em 2003, inicialmente como uma plataforma para blogs. Porém, com o passar do tempo e contribuição de milhares de pessoas, ele evoluiu bastante se tornou um CMS – um sistema gerenciador de conteúdo, que permite a criação de diversos tipos de sites além dos blogs, como sites institucionais, portais, portfólios, intranets e até lojas virtuais.

Por conta desta versatilidade, hoje o WordPress é a maior plataforma para criação de sites no mundo. No momento em que escrevo, o WordPress está presente em mais de 29% de todos os sites da internet. Uau! Se você quer exemplos concretos de sites brasileiros feitos com WordPress, veio ao post certo :-).

Ao listar estes grandes sites WordPress queremos acabar de vez com alguns mitos:

  • WordPress só serve para blogs ou sites pequenos?
    Não, na nossa lista abaixo há portais super visitados, sites de celebridades, e até sistemas complexos de diretório de profissionais. As possibilidades são muitas!
  • WordPress não aguenta alto volume de trafego?
    Sim. Na verdade, o que vai definir quanto volume é possível é principalmente o servidor. Uma boa hospedagem para o seu site fará toda a diferença.
  • O WordPress é inseguro?
    Não. Todo software tem bugs, isso é um fato. A diferença é que no WordPress, como vários desenvolvedores colaboram com o código, os erros são corrigidos muito rapidamente. Por isso é importante manter seu site atualizado. A maior parte das invasões é causada por falta de atualização e senhas fracas.

Como eu descubro ou verifico se um site foi feito com WordPress?

Boa pergunta! Existem algumas formas. Vou citar duas delas:

  • Acrescente /wp-admin depois do endereço do site. Deve aparecer uma tela de login. Se não funcionar, ou o site não foi feito com WordPress, ou o endereço de login foi modificado por questões de segurança.
  • Abra o código fonte da página. Na maior parte dos navegadores, você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse. Depois, basta fazer uma busca pelo código (Ctrl + f no Windows, Command + f no Mac) e pesquisar por wp-content por exemplo. Se obtiver algum resultado, o site com certeza foi criado com WordPress.

Nós já fizemos uma lista de grandes sites WordPress antes, mas esta é uma versão atualizada e focada apenas em sites brasileiros. Vamos à lista!

12 grandes sites brasileiros desenvolvidos com WordPress

1. Rock in Rio

Imagem: reprodução

O festival de música surgiu em 1985, foi o primeiro grande festival da América Latina, já foi palco para mais de 1500 artistas e é o primeiro grande site da nossa lista.

Se você inspecionar o código, pode não encontrar referências ao WordPress, mas basta acessar este link para confirmar que o nosso CMS preferido está sim comandando o show nos bastidores. Um uso da WP Rest API talvez?


2. Gisele Bündchen

Captura de imagem do site de Gisele Bündchen, na versão desktop e celular.
Imagem: reprodução

As supermodelo mais bem sucedida do mundo é tão poderosa que empresas representadas por ela passam até a valer mais, de acordo com o índice Gisele Bündchen. E coube ao WordPress representar o site de Gisele. 

O site é todo baseado em imagens (fotos da modelo, é claro), mas apesar disso parece ser leve e bem otimizado. Pontos para o plugin WP Super Cache, utilizado no site. O conteúdo multi-idiomas é proporcionado pelo plugin WPML.


 3. TV Gazeta e Gazeta Esportiva

Imagem: reprodução

O emissora de TV e o site de esportes pertencentes à Fundação Cásper Líbero também optaram pelo WordPress. Como ambos são portais, o foco do sistema é lidar com uma grande quantidade de conteúdo: muitos posts, imagens, vídeos, etc. Ou seja, tiram vantagem do que o WordPress faz de melhor: gerenciar conteúdo.


4. Dafiti Mag

Imagem: reprodução

A blog ou revista digital da Dafiti onde são postadas dicas de estilo e inspiração usa o WordPress como plataforma. Com fotos bem produzidas, links diretos para os produtos da Dafiti e uma otimização SEO através do plugin Yoast SEO, o site ajuda na estratégia de marketing do e-commerce direcionando trafego e criando uma comunicação direta com o seu público.


5. Guia de Fornecedores iCasei

Imagem: reprodução

O iCasei é uma plataforma onde as noivas e noivos podem criar o site do casamento, colocar suas listas de presentes, detalhes para os convidados, etc. E a plataforma de fornecedores do iCasei é um diretório onde fotógrafos de casamento, confeiteiros, produtores de eventos, gráficas, buffets e outros profissionais podem se cadastrar e  serem encontrados pelos noivos.

O WordPress é a plataforma que proporciona o cadastro, categorização, filtros, busca, e demais recursos do site.


6. Santos Futebol Clube

Imagem: reprodução

O site do time de futebol do litoral de São Paulo mostra notícias sobre o clube, os placares dos jogos e informações para os sócios, tudo sendo publicado através do WordPress. O tema ainda foi desenvolvido usando o WP Odin como base, um framework brasileiro. Nós também usamos e aprovamos!


7. Blog do Elo7

Imagem: reprodução

O Elo7 é o maior marketplace de artesanato do Brasil, e um dos maiores do mundo. No site os artesãos podem criar suas proprias lojas virtuais e comercializar seus produtos. E no blog do Elo7 estes profissionais e qualquer pessoa que se interesse por DIY (do it yourself, o famoso “faça você mesmo”) encontram tutoriais de artesanato, dicas de vendas e empreendedorismo e muita (muita mesmo!) informação.


8. Toyota

Imagem: reprodução

O site brasileiro da fabricante japonesa de automóveis também usa WordPress. O site conta com um custom post type de “Carros” para exibir os modelos da marca de forma bem estruturada e organizada.


9. E-farsas

Imagem: reprodução

O E-farsas surgiu no início dos anos 2000, e logo começou a fazer sucesso investigando e desmentindo as notícias falsas que já infestavam a nossa jovem internet na época. E hoje, continua firme e forte (já que sua tarefa é cada vez mais necessária). Investigações simples mas bem efetuadas são retratadas nos posts com textos, imagens e vídeos. E os comentários do público (exibidos com o plugin Disqus) complementam o conteúdo.


Todos os sites das revistas da Editora Abril

Recentemente a Editora Abril fez uma mudança radical: decidiu adotar o WordPress como CMS para todos os sites de suas revistas. Quem desenvolveu os sites foi a Automattic, a empresa do próprio criador do WordPress, Matt Mullenweg. Após a migração, segundo a própria Editora Abril, a visitação aumentou bastante, principalmente no mobile, e os anunciantes estão felizes.

Isto foi bem importante para o ecossistema WordPress, já que prova que o WordPress também pode ser uma solução nível “Enterprise”, se a empresa tiver o desenvolvedor certo para o trabalho.

Você pode perceber que todos os sites são subdomínios do domínio abril.com.br. Isto acontece porque todos eles pertencem a uma rede WordPress Multisite (vários sites compartilhando uma única instalação WordPress).

Perceba também que todos tem um design parecido. Analisando o código, vemos que a maioria dos sites usam o mesmo tema (chamado Abril Master), cada um com sua configuração de fontes e cores. Mas alguns tem temas levemente personalizados, como é o caso da Revista Capricho. Destacamos alguns sites da Abril:

10. Revista Superinteressante

Imagem: reprodução

A publicação sobre ciência e tecnologia da Abril ganhou um site renovado e leve com o WordPress. Além das notícias recentes o site guarda também o arquivo da revista desde 1987!


11. Revista Capricho

Imagem: reprodução

A revista Capricho, voltada ao público adolescente feminino também tem sua versão online rodando no WordPress. Os testes, sempre presentes na revista impressa, foram transpostos para o site no estilo quiz.


12. Revista Quatro Rodas

Imagem: reprodução

A revista sobre o meio automobilístico tem como destaque os comparativos entre modelos de carros e as novidades do mercado.


13. Revista Veja

Imagem: reprodução

A revista da editora Abril sobre variedades e notícias tem um grande volume de visitação e também migrou para WordPress. Segundo a própria editora, a taxa de visualização do site aumentou 14% com a mudança de plataforma.

Bônus: os sites que desenvolvemos

Os sites que nós do estúdio Haste desenvolvemos com WordPress sempre focam em ter uma boa usabilidade, responsividade, performance e otimização SEO, além de um bom design. Confira alguns exemplos:

Conclusão

O WordPress é popular porque é uma plataforma muito democrática. Atende desde pequenos blogs até sites de grandes empresas. Se você está pensando em desenvolver um site ou começar a trabalhar com o CMS, vai fundo!

Conhece algum outro exemplo? Deixe um comentário.

Compartilhe

Esta publicação é parte da série

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *