O que esperar do WordPress em 2021

Mais funções e possibilidade de colaboração no editor de blocos e compatibilidade com o PHP 8 são um pouco do que queremos ver em 2021 no WordPress.

O WordPress é o maior gerenciador de conteúdo do mundo, sendo base para mais de 39% dos sites em 2020. Além disso, o software é construído por milhares de colaboradores em todo o mundo. Com um alcance tão grande, é importante se manter sempre atualizado e acessível para o maior número de pessoas.

Por isso, esperamos que o usuário tenha cada vez mais autonomia na plataforma, especialmente levando em consideração o que já tem sido feito. Com isso em mente, confira o que imaginamos para o WordPress em 2021.

Mais blocos, menos código

Desde o lançamento do Gutenberg em 2018, cada atualização trouxe significativas melhorias para o editor de blocos. A versão 5.5 introduziu o diretório de blocos e os padrões de blocos. Já o WordPress 5.6, versão mais recente, apresentou a possibilidade de construir layouts apenas com blocos, sem o uso de código.

O tema padrão Twenty twenty-one foi construído para o editor de blocos e oferece padrões de blocos exclusivos. Assim, fica cada vez mais claro que o WordPress vai proporcionar mais autonomia para que o usuário comum possa gerenciar o seu site sem precisar ser um expert em programação.

Com isso, o que esperamos é que os temas deixem de ser templates de cada página e se tornem uma base de estilo para customização do bloco. Na perspectiva do criador do WordPress, Matt Mullenweg, ao invés de focar na criação de temas exclusivos, o foco pode passar a ser o desenvolvimento de blocos específicos para um projeto.

No entanto, a criação de layouts com blocos é a fase 2 do Gutenberg, que ainda está em andamento. Em 2021, existe a previsão do lançamento da fase 3, que tem foco na colaboração simultânea. Desse modo, vai ser possível que diferentes usuários editem o conteúdo ao mesmo tempo, bem semelhante ao Google Docs, facilitando o trabalho em equipe com o WordPress.

Já a fase 4, que prevê a criação de sites multilíngues, pode ficar só para 2022, mas antecipa todas as possibilidades que estão sendo imaginadas a partir do editor de blocos.

PHP 8

A última versão do PHP foi lançada em novembro, pouco antes do lançamento do WordPress 5.6. Dessa forma, a versão 5.6 ainda não é totalmente compatível com o PHP 8, o que pode trazer alguns problemas para o site.

Para quem está com a mão pronta para atualizar o WordPress 5.6 para o PHP 8, a previsão é de que a compatibilidade total venha ainda no primeiro trimestre, antes do lançamento da versão 5.7. De qualquer forma, a oitava versão do PHP removeu algumas funções, o que exige a migração do código de temas e plugins para a nova versão para que não aconteça problemas com a atualização.

Pendências de 2020

Algumas metas de 2020 ficaram pendentes e não apareceram nas atualizações desse ano, então esperamos vê-las realizadas na plataforma WordPress em 2021. Uma delas é atualizar as áreas de widgets e o personalizar para que ambos tenham suporte para blocos.

Também envolvendo o editor de blocos, outra meta pendente é a de criar uma maneira para que os temas registrem visualmente as áreas de conteúdo para que possam ser exibidas no Gutenberg. Assim, todos os temas vão poder interagir com os blocos.

Novas atualizações do WordPress em 2021

Para 2021, as atualizações previstas são:

  • 5.7 – março
  • 5.8 – junho
  • 5.9 – setembro
  • 6.0 – dezembro

Acesse o Plano de Ação da Comunidade WordPress e acompanhe próximos lançamentos e novidades planejadas para a plataforma. Você também pode contribuir para o desenvolvimento da Comunidade.

Vamos esperar para ver se nossas “previsões” vão acontecer em alguma dessas atualizações, mas o que temos certeza que vamos ver o WordPress melhorando e crescendo com uma comunidade unida.

E você, o que espera do WordPress em 2021? Conta para a gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *