O que são plugins WordPress

Um guia para entender os plugins, funcionalidades extras e personalizadas para o site WordPress.

Um site WordPress é composto por diversos elementos. Alguns deles são mais visíveis do que os outros, que são mais responsáveis pelo funcionamento do site. Esse é o papel exercidos pelos plugins WordPress.

Para entender um pouco mais sobre eles, pensa no seu celular. Ele saiu da fábrica com as funções básicas, como ligar e enviar SMS. No entanto, se você desejar fazer ligações de vídeo e enviar mensagens online, é necessário baixar aplicativos com essas funções específicas.

O site WordPress também funciona dessa forma: existem as ações básicas para gerenciamento do conteúdo. mas também existe a possibilidade de acrescentar outras funcionalidades. Esses “aplicativos extras” são os plugins disponíveis para WordPress.

Leia também: Tudo por trás de um site WordPress

O que são plugins WordPress

Aprofundando ainda mais, os plugins são aplicações instaladas no site WordPress para acrescentar novas funções. Com eles, é possível deixar o seu site ainda mais personalizado para atender às suas necessidades.

Assim como os aplicativos para celular, os plugins estão reunidos no diretório do WordPress. Qualquer pessoa ou empresa pode desenvolver plugins, que podem ser gratuitos ou pagos.

Como instalar plugins WordPress

A instalação de um plugin no WordPress deve sempre ser feita com cuidado para não sobrecarregar seu site com plugins de baixa qualidade. Na hora de escolher um plugin, é importante observar a nota as avaliações, a data da última atualização e a compatibilidade com a sua versão do WordPress.

Após essa análise inicial, o plugin pode ser instalado no seu site de duas formas diferentes através do painel WordPress.

1. Instalação de plugins do diretório

No aba “Plugins”, em “Adicionar novo”, é possível visualizar todos os plugins disponíveis no diretório do WordPress. Também existe a possibilidade de explorar diferentes plugins através da busca e saber mais informações sobre eles.

Com o plugin escolhido, é só clicar em “Instalar agora” para a instalação ser realizada automaticamente.

2. Instalação de plugins externos

Quando um plugin é desenvolvido exclusivamente para um projeto ou simplesmente não está disponível no diretório, é necessário fazer a instalação manual através da opção “Enviar plugin”. Nesse caso, o plugin precisa ser enviado no formato .zip.

Em ambos os tipos de instalação, é preciso ativar os plugins no menu “Plugins instalados”. Todos os plugins de um site podem ser gerenciados nessa página, que reúne os plugins ativados e desativados, além de informações sobre atualizações.

5 plugins interessantes para um site WordPress

Alguns tipos de plugins, como de backup e segurança, são necessários para o bom funcionamento do site e são os primeiros a serem instalados. No entanto, existem outras possibilidades interessantes que também devem ser consideradas conforme as características do seu projeto. Alguns desses plugins são:

  • Google Site Kit: um plugin para acessar as métricas das ferramentas do Google, como o Analytics, diretamente no painel do WordPress.
  • Yoast SEO: o plugin mais famoso para otimização do conteúdo para melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca.
  • ShortPixel Image Optimizer: um plugin para comprimir imagens e arquivos PDF para tornar o site mais leve e rápido.
  • Contact Form 7: um plugin para criar um formulário simples para que as pessoas possam entrar em contato sem precisar enviar um e-mail.
  • Registrations for WooCommerce: o plugin desenvolvido pela Haste que organiza a venda de cursos e serviços com horário marcado.

Ficou com alguma dúvida ou conhece um plugin legal? Compartilha com a gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *