Como funciona o WooCommerce e quais são as taxas

O WooCommerce é a principal plataforma para gestão de lojas virtuais no mundo, com diversas funcionalidades e sem taxas para a empresa, sendo 100% gratuito.

Como funciona o WooCommerce. Imagem ilustrativa.

O WooCommerce é um plugin para WordPress que permite a criação de lojas virtuais para qualquer tipo de produto ou serviço. Além de produtos físicos, a plataforma possibilita a venda de arquivos para download, assinaturas, filiações, reservas, pacotes e produtos customizáveis.

Atualmente, o WooCommerce conta com mais de cinco milhões de instalações ativas e tradução para mais de 65 idiomas. Sendo assim, aproximadamente 26% de todas as lojas virtuais no mundo utilizam o WooCommerce.

Por ser um software de código aberto, ainda é possível integrar com diversos gateways de pagamentos e outros plugins para ampliar as funcionalidades do WooCommerce. Além disso, a plataforma é completamente personalizável para que a experiência seja a melhor para os clientes.

Como funciona o WooCommerce

Para começar a utilizar o WooCommerce para sua loja virtual, é necessário ter uma instalação WordPress e buscar o plugin no diretório. Em seguida, é só fazer a instalação e ativação do plugin, conforme ensinamos neste artigo.

Com o plugin instalado, basta iniciar a configuração inicial da loja virtual. As informações solicitadas são o endereço, a categoria do negócio, os tipos de produtos que serão comercializados, a quantidade de produtos e o tema do site. Também é possível realizar algumas integrações com outras plataformas, como o Facebook Market e o Mailchimp, neste primeiro momento.

Após essa configuração, os primeiros produtos já podem ser criados por meio da aba “Produtos” em “Adicionar novo”. É preciso inserir o nome do produto, a descrição, tipo de produto, preço padrão e promocional, dados de estoque e informações para envio do produto.

Página para adicionar novo produto no WooCommerce

A página para criação de produtos também permite adicionar outros produtos para upsells e cross-sells, categorias e tags, uma descrição breve e as imagens do produto.

Na área de pedidos, é possível conferir todos os pedidos feitos com informações como data, valor e status. Ao clicar em um dos pedidos, os detalhes da transação ficam disponíveis para o administrador da loja.

Página de pedidos no WooCommerce

Outra funcionalidade do WooCommerce extremamente importante para lojas virtuais é a geração de relatórios. A plataforma fornece relatórios sobre os pedidos, clientes, estoque e taxas, com a possibilidade de exportar os dados para um arquivo .csv.

Relatório de vendas no WooCommerce

Além disso, o WooCommerce permite a criação de cupons e a recuperação de carrinhos abandonados. A própria plataforma também possibilita a configuração de diversos métodos e áreas de entrega para criar experiências ainda mais personalizadas para os clientes e facilitar a gestão.

Taxas do WooCommerce

Com todas essas funcionalidades para facilitar a gestão de lojas virtuais, espera-se que a plataforma tenha um custo elevado para a empresa. No entanto, o WooCommerce é completamente gratuito. Não é necessário realizar um contrato ou pagar mensalidades ou taxas por produto vendido, apenas instalar o plugin.

No momento da configuração inicial, é informado que produtos físicos e arquivos para download são gratuitos e para outros tipos de produtos, como assinaturas, existe uma cobrança à parte, a partir de 49 dólares por ano. Porém, existem outros plugins gratuitos no diretório do WordPress que adicionam essas funções ao WooCommerce, como o Registrations for WooCommerce, que permite a venda de reservas e inscrições.

Entretanto, existem custos obrigatórios que não são possíveis de serem contornados. Dois deles são o domínio e a hospedagem, itens necessários para qualquer tipo de site. O domínio pode ser adquirido a partir de 40 reais por ano e a hospedagem a partir de 30 reais por mês, algo que é incluso por outras plataformas de e-commerce dentro de uma taxa de manutenção.

Mesmo assim, em comparação com as principais plataformas de e-commerce, o WooCommerce consegue ser mais atrativo, como é possível observar a seguir:

PlataformaDomínio (.com.br)HospedagemTaxa fixaTaxa por venda
WooCommerce40 reais/ano30 reais/mêsNão temNão tem
Shopify40 reais/anoInclusa na taxa29 dólares/mês2,0%
Nuvemshop40 reais/anoInclusa na taxaR$ 49,90/mêsR$ 1,99
Loja Integrada40 reais/anoInclusa na taxaR$ 199/mês
Dados equivalentes ao plano mais básico para quantidade de produtos ilimitada. Pesquisa feita em março de 2021.

Embora o WooCommerce não tenha taxa de manutenção, é preciso avaliar a necessidade de uma empresa especializada para realizar esse serviço de um ponto de vista mais técnico. Mesmo que a plataforma seja fácil e intuitiva, a contratação do serviço de manutenção pode evitar problemas técnicos e otimizar o tempo da equipe que realiza a gestão da loja como um todo. Entre em contato e faça o orçamento da manutenção da sua loja WooCommerce com a gente.

Além desses custos, é importante se atentar às taxas dos gateways de pagamento. Geralmente, as empresas que cuidam das transações financeiras da loja virtual cobram taxas por cada venda que variam de acordo com o método de pagamento utilizado pelo cliente. Fizemos um comparativo entre os principais gateways neste artigo.

Levando todas as funcionalidades e os custos do WooCommerce em consideração, escolher a plataforma para gerenciar sua loja virtual.

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.

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