Como usar PIX no WooCommerce

O novo método de transações é rápido, gratuito e pode ser utilizado na sua loja virtual. Entenda como funciona o PIX no WooCommerce.

Em 2020, o Banco Central lançou um novo sistema de pagamento: o PIX. Diferente do DOC e do TED, esse método de pagamento permite transações interbancárias instantâneas em qualquer hora do dia, incluindo finais de semana e feriados. 

A praticidade também está presente no momento do pagamento, já que só é preciso fornecer CPF, CNPJ, número de telefone, a chave PIX ou simplesmente fazer a leitura de um QR Code. Com todos esses benefícios, o PIX já superou o DOC apenas no primeiro mês, representando 36% das transferências.

Por causa dessa rápida popularização, o PIX já é aceito como forma de pagamento em lojas físicas, especialmente como alternativa aos cartões de débito e crédito. Por ser instantânea, a transação por PIX cai direto na conta, sem necessidade de esperar os prazos das operadoras de cartão para o recebimento, que pode levar até 30 dias.

Da mesma forma, lojas virtuais também vão precisar se adaptar para oferecer essa forma de pagamento como outra opção para clientes que preferem o boleto bancário. Entenda quais são as principais vantagens e como usar o PIX no WooCommerce.

Vantagens do PIX no WooCommerce

Alternativa ao boleto bancário

Para lojas virtuais, a principal vantagem do PIX é poder oferecer uma forma de pagamento à vista instantânea. Antes, a forma mais popular para pagamentos à vista era o boleto bancário, que tem um prazo de compensação maior e um alto índice de inadimplência.

Pagamento instantâneo e menor risco de fraudes

Além disso, as transações feitas pelo PIX são finais, ou seja, o consumidor não tem a chance de solicitar o chargeback, da mesma forma que é feito com operadoras de cartão de crédito. Por causa disso, as chances de um consumidor agir de má-fé e solicitar o cancelamento de uma compra são nulas e casos de estorno precisam ser resolvidos amigavelmente.

Sem taxas para o consumidor

Outra grande vantagem é que o PIX não tem taxas para o consumidor e, dependendo de como é vinculado ao WooCommerce, também pode não gerar custos para a empresa. Dessa forma, optar pelo PIX é um jeito de oferecer comodidade para os clientes, mas sem ter que arcar com taxas por venda, como acontece com o cartão de crédito.

Como usar o PIX no WooCommerce

Por ser uma forma de pagamento recente, existem poucas opções de integração entre PIX e WooCommerce. A maneira mais prática de aderir ao novo método de pagamento é por meio de plugins específicos para tal. 

Alguns dos plugins já disponíveis são o PIX por Piggly e o Pix for WooCommerce da InCuca Tech. O maior benefício em optar por um plugin próprio para PIX é que a transferência não depende de outras empresas e, logo, não tem taxas.

Também é possível optar por utilizar um intermediário nessa transação, um gateway de pagamento, que adiciona mais segurança à venda. São vários gateways de pagamento que atuam no Brasil, oferecendo diferentes serviços, com o PIX ainda sendo acrescentado a eles, e com diferentes taxas. Conheça mais sobre eles clicando aqui.

Além disso, ainda existe a opção de configurar manualmente o PIX no WooCommerce, por meio do método de pagamento “Transferência bancária direta”. Nesse modo, é necessário disponibilizar as instruções ou configurar o código para aceitar o PIX como forma de pagamento.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma expectativa para o PIX? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *