Guia completo do checkout WooCommerce

O checkout WooCommerce é a última parte da venda, por isso é importante criar uma excelente página de checkout para não perder os seus clientes.

Checkout WooCommerce. Imagem ilustrativa.

O cliente entra no site, escolhe seus produtos e vai para o checkout. Por mais que seja a última parte na experiência de comprar online, uma boa página de checkout é decisiva para a conversão desse cliente. Por isso, é de extrema relevância que o checkout da sua loja virtual WooCommerce seja eficaz para as compras.

No entanto, não existem regras precisas de como deve ser uma página de checkout para dar sempre a melhor experiência para o cliente. Cada detalhe deve ser uma escolha estudada pela loja virtual, logo é importante compreender cada uma das possibilidades para tomar uma decisão inteligente.

Entenda mais sobre o checkout do WooCommerce neste guia.

Tipos de cadastro do usuário

A primeira variação possível no checkout do WooCommerce é o momento em que o cliente vai realizar o cadastro no site. No cadastro, são solicitados alguns dados básicos, como e-mail, e a criação da senha.

Cadastro antes da compra

O cadastro pode ser feito antes da compra, de forma que o cliente precise criar o seu login próprio para a loja antes de finalizar a compra. Em alguns casos, pode parecer intimidador pedir esses dados anteriormente e até atrapalhar o fluxo da compra, mas é um procedimento comum.

Cadastro durante a compra

Já no cadastro durante a compra, o usuário enxerga o cadastro como um dos passos necessários para concretizar a compra. Dessa forma, o cadastro entra naturalmente no processo. Tanto o cadastro antes, como durante a compra, facilitam a fidelização do cliente, pois seus dados essenciais ficam salvos no banco de dados.

Compra “sem cadastro”

Também é possível fazer uma venda sem que o cliente precise sequer efetuar o cadastro. Nesse caso, agiliza-se o processo de compra a curto prazo, mas, quando o cliente retornar, será necessário o preenchimento de todos os dados relacionados à compra, já que nenhum cadastro foi feito. Porém, se o usuário crie uma conta futuramente com o mesmo e-mail, ele poderá visualizar todos os pedidos associados ao e-mail.

Campos obrigatórios do checkout WooCommerce

Para que a compra flua bem, não são muitos dados obrigatórios exigidos durante o checkout em uma loja WooCommerce. No geral, são apenas informações básicas para a comunicação e envio do produto.

Os campos obrigatórios são:

  • Nome e sobrenome;
  • Endereço completo;
  • Número de telefone;
  • E-mail;
  • Declaração de concordância com a política de privacidade;
  • Informações de pagamento;
  • Endereço de faturamento.

Além desses campos, é possível personalizar o checkout para incluir campos específicos do negócio, como dia preferencial para a entrega.

Endereço é sempre obrigatório?

O endereço precisa ser solicitado mesmo em produtos que não são entregues, como arquivos para download ou prestação de serviços digitais. Essa é uma exigência de segurança das plataformas de pagamento para evitar fraudes com cartões de crédito.

Tipos de checkout

Checkout em página única (one page)

Por padrão, o checkout do WooCommerce é feito em apenas uma página. Nesse modelo, o cliente preenche todos os campos em um só lugar, sem passar por muitas etapas, dando a aparência de que a finalização da compra foi mais rápida.

Por outro lado, é impossível rastrear em qual ponto exato o cliente deixou a compra, dificultando o resgate de carrinhos abandonados. Ter todo o checkout concentrado apenas em uma página também pode ser ruim para usuários de smartphones, já que o formulário pode parecer maior por estar em uma tela pequena.

Checkout em etapas (multi-step)

Outra opção de checkout WooCommerce é o multi-step, que é dividido em várias páginas para ser preenchido por etapa. Com as informações divididas em diferentes páginas, o cliente pode preencher dando atenção a cada passo, o que facilita a compra para pessoas que têm dificuldades em comprar online.

Entretanto, esse tipo de checkout exige atenção em alguns pontos. Um deles é para que esteja sempre nítido para o cliente em qual etapa ele está e quantas restam para não dar a impressão de que o formulário é muito grande e demorado.

Leia também: Checkout para WooCommerce: multi-step ou one page? Diferenças e vantagens

Métodos de entrega

Para lojas que vendem produtos físicos, o WooCommerce já oferece a configuração para três métodos de entrega padrões: frete grátis, taxa fixa e retirada de produto. 

Frete grátis ou taxa fixa

No frete grátis, o cliente não paga o frete no momento de realizar o pedido, ficando como um custo para a empresa. Como nem sempre é possível disponibilizar essa condição, também é possível estipular uma taxa fixa com um valor pré-determinado para a entrega.

Em ambos os casos, a loja pode criar critérios para a adoção de cada um dos métodos, como valor mínimo para o frete grátis.

Retirada de produtos

Já a retirada de produtos é mais interessante para negócios com uma boa base de clientes na região em que estão localizados. Assim, não é adicionado valor de entrega no checkout e o cliente se torna responsável por buscar o produto em um ponto físico.

Outras formas de entrega

Além desses métodos, é possível adicionar outros tipos de entrega por meio de plugins ou alterações no código. Também existe a possibilidade de incrementar o checkout criando métodos específicos para determinadas áreas e por meio da adoção de diferentes serviços de entrega. Entenda mais no artigo sobre métodos de entrega.

Métodos de pagamento

O WooCommerce também já possui diferentes métodos de pagamento na plataforma para facilitar a criação de uma loja. Os métodos de pagamento padrões são:

  • Pagamento na entrega/retirada;
  • Transferência bancária;
  • Pagamento online por meio de gateway de pagamento.

Assim como os métodos de entrega, é possível oferecer outros métodos de pagamento, como o Pix, por meio de plugins e alterações no código, mas é sempre bom analisar os prós e contras antes de acrescentar mais opções.

Na maioria dos casos, o método de pagamento mais prático para qualquer loja virtual é sempre o pagamento online, pois todas as etapas são feitas virtualmente. O maior “contra” dessa opção é a exigência de um gateway de pagamento.

Gateway de pagamentos

É o  intermediário financeiro entre o cliente e a empresa, sendo um sistema terceirizado que vai ser responsável por todas as transações. Assim, o cliente ganha mais formas de pagamento como opção e a loja pode oferecer mais segurança nas suas operações.

Diversas empresas no Brasil atuam como gateways de pagamento com plugins de integração específicos para WooCommerce. No geral, o custo desses gateways é uma taxa fixa a cada venda realizada.

Entenda mais em: Métodos de pagamento para WooCommerce

E-mails transacionais

Para finalizar a experiência do cliente, o WooCommerce também conta com e-mails transacionais para informar o lojista e o cliente sobre cada passo da compra. Esses e-mails têm a função de atualizar o cliente e são enviados automaticamente pela plataforma.

Por essas características, os e-mails transacionais são essenciais para que a loja tenha uma boa comunicação com os clientes, evitando dúvidas e desconfiança, além de aumentar o engajamento dos consumidores com os e-mails da marca.

O WooCommerce conta com alguns e-mails transacionais padronizados para as ocasiões mais comuns, como o aviso de novo cadastro, pedido em processamento e pedido finalizado. Com o auxílio de plugins, a loja pode customizar e criar novos tipos de e-mails. Clique aqui para saber mais.

Como visualizar um pedido feito no WooCommerce

  1. Faça login no painel WordPress do seu site;
  2. Vá em WooCommerce no menu e clique em ‘Pedidos’;
  3. Na visão geral, é possível selecionar quais dados vão ser visualizados, como pedido, data em que foi feito, status, valor total, endereço de entrega ou de faturamento e outros campos personalizados.

Ao clicar em um pedido, todas as informações relacionadas a ele são exibidas, como a lista de itens comprados e os dados do cliente. Na página, também é possível fazer as atualizações do pedido, enviar notas para o cliente e imprimir as informações de fatura e entrega. 

Com isso, o WooCommerce oferece uma experiência prática e completa para o cliente e facilita a rotina da loja virtual.

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