Loja Integrada ou WooCommerce: Qual a melhor plataforma de e-commerce e quais as diferenças?

Conheça e descubra qual é a melhor para o seu negócio entre Loja Integrada e WooCommerce.

Capa do artigo sobre Loja Integrada ou WooCommerce.

Existem diversas plataformas de e-commerce se popularizando e ganhando cada vez mais clientes. A Loja Integrada é uma delas, tendo ganhado cada vez mais destaque. No entanto, surgem mais dúvidas com relação a plataforma e qual é melhor: Loja Integrada ou WooCommerce.

Por um lado, a Loja Integrada é a maior plataforma brasileira de e-commerce. Já do outro lado, o WooCommerce é um plugin para WordPress, o maior sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo e que pode ser utilizado para os mais diversos propósitos, inclusive para a administração de lojas virtuais.

Pensando nisso, fizemos um comparativo completo entre as duas plataformas, verificando recursos e preços para apresentar a melhor solução para cada caso. 

O que é Loja Integrada?

A Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce criada em 2013 com foco em pequenos e médios empreendedores iniciantes no mercado digital. A promessa da plataforma é simplificar a criação e a gestão de uma loja virtual, para que o usuário possa começar uma loja em poucos minutos.

Sendo assim, a Loja Integrada oferece ferramentas para criação de produtos e levantamento de estoque e para vendas, como integração com diversas formas de pagamento e sistemas de envio. Além disso, todo o esquema de segurança necessário para uma loja virtual é feito pela própria plataforma. 

Como funciona a Loja Integrada?

A Loja Integrada disponibiliza diversos recursos para o gerenciamento completo da loja virtual, sem que nenhum aspecto fique esquecido. Os principais diferenciais são:

  • SplitCheckout: ferramenta que facilita o pagamento, sem redirecionamento para outras páginas, o que aumenta a conversão em 20%, segundo a plataforma;
  • Diário de bordo: recurso de gestão estratégica que compara as lojas da plataforma;
  • Ranking de faturamento: relaciona o faturamento de todos os e-commerces presentes na Loja Integrada;
  • Integração com gateways de pagamento: MercadoPago, PagSeguro e PayPal, além da opção do pagamento na entrega; 
  • Integração com transportadoras: cotações de frete com transportadoras automatizadas por meio do Frenet.

Além disso, a Loja Integrada oferece ferramentas necessárias para qualquer plataforma de e-commerce, como relatórios de venda, cupons de desconto e e-mail marketing. Na plataforma, também é possível fazer a otimização SEO dos produtos para os mecanismos de busca e destacar selos de qualidade e confiança no rodapé do site.

Para personalização da loja virtual, a Loja Integrada oferece a customização de aspectos da aparência do site, como layout, cores e ícone. A plataforma também conta com a própria loja de temas e aplicativos para incrementar a loja nos planos Pro e qualquer tipo de personalização na aparência ou no funcionamento do site pode ser comprada à parte para ser feita pela equipe de desenvolvimento da Loja Integrada.

Quanto custa a Loja Integrada?

Os preços da Loja Integrada variam de acordo com o plano, com cada um tendo suas especificidades. Não existe cobrança de taxa de adesão e de taxa por venda. Os planos oferecidos pela Loja Integrada são:

PlanoGratuitoPro 1Pro 2Pro 3Pro 4Pro Max
Preço mensalR$ 0R$ 49R$ 99R$ 199R$ 399R$ 499
Nº de visitas por mês5 mil10 mil20 mil30 milIlimitadoIlimitado
Nº de produtos50100300IlimitadoIlimitadoIlimitado
Preços consultados em setembro de 2021.

Além do preço mensal, se o empreendedor desejar um domínio personalizado, que não contenha o ojaintegrada.com.br na URL, é necessário adquirir o domínio à parte, por preços a partir de 40 reais por ano. Também é preciso colocar no cálculo as taxas das empresas que fazem o intermédio do pagamento, que geralmente cobram uma porcentagem a cada venda realizada.

Loja Integrada é boa?

No geral, a Loja Integrada é sim uma boa plataforma de e-commerce, especialmente para quem não tem experiência com a criação de lojas virtuais e deseja fazer tudo sozinho. A praticidade e a simplicidade para fazer as configurações são as principais vantagens para escolher a plataforma.

No entanto, a plataforma deixa a desejar em alguns aspectos. O atendimento no plano gratuito é feito com robôs via chat, com atendimento humano disponível apenas nos planos Pro. As limitações em relação a personalização do site também são um problema, já que é possível comprar temas e aplicativos apenas na loja própria da plataforma, não permitindo a utilização de recursos criados por terceiros.

O que é WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin para WordPress que possibilita a criação de lojas virtuais por meio do gerenciador de conteúdo. Atualmente, o WooCommerce está instalado em mais de cinco milhões de sites, com tradução para mais de 65 idiomas. Estima-se que 26% dos e-commerces de todo o mundo utilizam o plugin.

Assim como o WordPress, o WooCommerce possui o código aberto. Sendo assim, é possível utilizar em conjunto com outros plugins para ampliar as funcionalidades da plataforma. Também existe a possibilidade de integrar com diversos gateways de pagamento, não sendo limitado a uma única empresa de pagamentos.

Como funciona o WooCommerce?

Para utilizar o WooCommerce, é preciso ter uma instalação do WordPress ativa e instalar o plugin. Também é necessário registrar um domínio e escolher uma empresa de hospedagem para o site da loja virtual. 

As configurações iniciais do WooCommerce são bem simples. Basta apenas informar o endereço, a categoria do negócio, os tipos de produtos que serão comercializados, a quantidade de produtos e o tema do site. Dependendo do tema, é possível fazer alterações utilizando o Personalizador do WordPress ou realizá-las diretamente no código, sendo completamente livre para o usuário fazer modificações.

Assim, todos os recursos do WooCommerce ficam disponíveis ao usuário. Os principais são:

  • Criação de produtos: podem ser produtos físicos, arquivos para download, assinaturas, filiações, reservas, pacotes e produtos customizáveis;
  • WooCommerce Analytics: ferramenta para relatórios de vendas;
  • Recuperação de carrinho abandonado;
  • Criação de cupons de desconto;
  • E-mails transacionais.

O WooCommerce oferece todas as ferramentas necessárias para o gerenciamento de uma loja virtual. Ainda é possível instalar outros plugins disponíveis no diretório do WordPress para complementar o WooCommerce, como plugins de SEO.

Quanto custa o WooCommerce?

O WooCommerce é gratuito, sem taxas por venda ou fixas. Para utilizar, é preciso somente instalar o plugin. Para facilitar a venda de alguns tipos de produtos, como assinaturas, existe uma cobrança opcional a partir de 49 dólares por ano. No entanto, com plugins de terceiros, é possível criar diferentes tipos de produtos sem taxas adicionais.

Apesar do WooCommerce ser gratuito, é preciso fazer alguns investimentos para manter o site no ar. Dois que são obrigatórios são o domínio, que pode custar a partir de 40 reais por ano, e a hospedagem, que pode ser contratada por a partir de 30 reais por mês. Outro custo obrigatório é o gateway de pagamento (que gerencia pagamentos com cartões, boletos e outros), com cada empresa tendo taxas diferentes.

O desenvolvimento do site também pode ser um investimento necessário. Por mais que existam diversos temas gratuitos para o WooCommerce, desenvolver um tema do zero pode ser muito interessante para criar um ambiente virtual que represente a marca. Além disso, pode ser preciso contratar uma empresa especializada para fazer a manutenção técnica do site.

Checklist de investimento

  • WooCommerce: 0 taxas
  • Domínio: a partir de R$ 40/ano
  • Hospedagem: a partir de R$ 30/mês para acessos ilimitados
  • Gateway de pagamento: até 5,89% para vendas no cartão de crédito
  • Desenvolvimento de tema: opcional
  • Manutenção técnica e suporte: opcional

WooCommerce é bom?

O WooCommerce é uma excelente opção para quem deseja criar uma loja virtual. As principais vantagens são o sistema gratuito e fácil de usar do WooCommerce, além da grande visibilidade mundial do WordPress. Por causa disso, existem muitas pessoas que se dedicam a melhorar cada vez mais a plataforma. 

Mesmo exigindo mais dedicação na manutenção, o WooCommerce traz muitas possibilidades para uma loja virtual, como ter um blog vinculado, automação de marketing e outras customizações. Por ser a maior plataforma de e-commerce no mercado, também existem inúmeros recursos gratuitos, como temas e plugins, que podem incrementar ainda mais o WooCommerce.

Loja Integrada ou WooCommerce: qual escolher?

É preciso levar alguns fatores em consideração para escolher uma plataforma de e-commerce. Recursos e preço são os que mais pesam na decisão.

Para alguém que deseja praticidade acima de tudo, a Loja Integrada é uma boa opção. No entanto, os preços dos planos são salgados, especialmente em comparação a gratuidade do WooCommerce, mesmo para lojas com muitos produtos.

Para quem deseja criar a melhor experiência para o usuário, o WooCommerce é a melhor alternativa. Além de possibilitar a criação de diversos tipos de produtos, é possível personalizar completamente o site sem restrições e, utilizando outros plugins disponíveis, fazer um trabalho de SEO mais completo para deixar a loja mais atrativa nos mecanismos de busca, como o Google. 

Assim, o WooCommerce traz o melhor custo-benefício para um e-commerce.

Tem interesse em criar uma loja virtual com WooCommerce? Entre em contato.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *