Métodos de entrega no WooCommerce

Uma guia para as entregas da sua loja virtual no WooCommerce, desde o método de entrega até a escolha do serviço de entrega.

Métodos de entrega no WooCommerce

Em uma loja física, o cliente escolhe o produto, efetua o pagamento no caixa e, geralmente, já leva o produto para casa ou agenda a entrega. Para uma loja virtual, o processo de venda possui alguns passos a mais, principalmente no método de entrega.

Para uma loja virtual WooCommerce, a plataforma traz funcionalidades que facilitam a gestão de todas as entregas. É possível ter diferentes métodos de entrega, delimitar áreas em que sua loja realiza entregas e até oferecer diferentes serviços de envio para o seu cliente.

Métodos de entrega

No WooCommerce, já existem três opções de método de entrega: o frete grátis, a taxa fixa e a retirada do produto. Para outros tipos de entrega, é necessário instalar um plugin específico ou configurar no código do site (calma, já explico como fazer) para criar uma alternativa que melhor se encaixa à loja.

Frete grátis

As duas palavras mágicas que mais atraem consumidores que priorizam economizar com taxas de envio. Nesse método não é acrescida nenhuma taxa final para o cliente e a loja fica responsável pelo custo da entrega.

O WooCommerce permite que o frete grátis seja concedido por meio de cupom, a partir de um valor mínimo de pedido ou também com essas duas regras sendo aplicadas juntas ou separadas, de forma que uma anula a outra.

Taxa fixa

Embora o frete grátis seja um grande atrativo, também é algo que pode gerar um grande custo para a empresa. Então, a taxa fixa, como o nome já diz, tem um valor pré-estipulado para o cliente, não importando o custo real do envio dos produtos.

Esse é um método de entrega ideal para o negócio que deseja oferecer uma opção de entrega mais barata que a convencional, mas sem ter um custo alto com frete grátis.

Retirar produto

O WooCommerce também tem opções para quem deseja disponibilizar a opção para o próprio cliente retirar o produto. Dessa forma, não existem custos de envio para a loja, nem para o consumidor, que fica responsável por buscar o produto.

A retirada do produto é uma forma de atrair mais clientes na cidade em que a loja está localizada. Também é um ótimo método de entrega para lojas que oferecem produtos perecíveis, como alimentos, para que o cliente não precise esperar a entrega.

Período de entrega

Esse é um método de entrega que não é nativo do WooCommerce, mas que pode ser instalado por meio do plugin Delivery Date System, criado pela Haste. Com ele, torna-se possível para que o cliente escolha o dia e o horário em que deseja receber a entrega.

Por isso, esse método é indicado para lojas que possuem serviço de entrega própria, já que é necessário ter um controle maior para que o horário seja cumprido. Além disso, o período de entrega é uma alternativa interessante para entregas na mesma região da loja ou do centro de distribuição dos produtos.

Área de entrega

Outro fator que impacta nas operações das lojas virtuais é a área de entrega em que a empresa atua. Indo além, no WooCommerce, é possível configurar a entrega de acordo com a área, ou seja, disponibilizar determinados métodos apenas para algumas regiões.

O frete grátis, por exemplo, poderia ser aplicado apenas para a região Sudeste, enquanto a taxa fixa seria válida para todo o país e a retirada do produto só seria uma possibilidade para clientes de São Paulo.

Essa configuração de entrega pode ser feita por meio do painel do WordPress, em Configuração na opção do WooCommerce. Em seguida, na aba de Entregas, existe o botão de ‘Adicionar área de entrega’ para configurar a área e o método de entrega. A área de entrega pode ser configurada de duas maneiras diferentes:

Por região

A área de entrega consiste em uma região específica, como cidades e estados. Assim, é possível configurar métodos de entrega para cada região. 

Por CEP

A área de entrega por CEP é ainda mais específica que a por região, já que uma cidade pode ser segmentada em diferentes CEPs. Isso permite, por exemplo, que os bairros mais próximos à loja possam ter a retirada de produto como uma opção, enquanto os bairros mais distantes têm apenas as outras opções de entrega disponíveis.

Veja também: Planilha de áreas de entrega por CEPs de São Paulo para WooCommerce

Serviços de entrega de produtos

Por fim, o último fator é a entrega dos produtos. Após o cliente realizar o pedido e escolher o método de entrega, vem a parte de fazer com que o produto chegue da melhor forma possível para o consumidor. Para isso, é necessário ter um serviço de entregas de confiança.

No Brasil, o mais conhecido são os Correios, mas existem várias outras empresas de logística grandes e com boa cobertura no território nacional. Para uma loja WooCommerce, o também é importante escolher um serviço com uma boa integração ao sistema para facilitar o processo da venda, tanto para você, quanto para o seu cliente.

Correios

Os Correios contam com um plugin específico para WooCommerce que integra todos os serviços oferecidos pela agência, desde a carta registrada até a encomenda internacional. Além disso, o plugin também disponibiliza as atualizações do rastreio na página do cliente e o autopreenchimento baseado no CEP.

Melhor Envio

O diferencial do Melhor Envio é a comparação entre o custo de diferentes serviços de entrega, incluindo os Correios. A empresa também conta com parcerias com as empresas de logística, o que garante um valor de frete mais em conta. 

Outra possibilidade do Melhor Envio é a de comprar etiquetas de postagens de diferentes serviços tendo somente a etiqueta como custo, tudo diretamente pelo WooCommerce por meio do plugin.

Jadlog

A Jadlog é uma das maiores empresas de entrega, oferecendo uma grande cartela de serviços, como pontos de retirada de produto, envio internacional e transporte de carga aérea. O plugin, ainda em versão de testes, integra a Jadlog ao WooCommerce, possibilitando para o cliente a escolha entre variados meios de entrega com preços competitivos.


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