Checklist da manutenção WordPress

Uma boa manutenção WordPress é focada em prevenir problemas e fazer melhorias para evolução do site.

Uma boa manutenção WordPress é extremamente necessária para que o site continue funcionando bem. Afinal, o principal papel da manutenção é prevenir o acontecimento de erros no site, como invasões de hackers, problemas de segurança, vazamento de dados e performance ruim.

Outro ponto importante da manutenção é fazer melhorias no site para que o site também possa evoluir aos poucos. Não basta somente corrigir problemas, é preciso também ter atenção nos pontos que podem ser melhorados sem que seja necessário refazer o site do zero.

No entanto, ter todo esse cuidado com a manutenção de sites WordPress exige tempo e recursos e muitas empresas não têm especialistas internamente para lidar com essas questões. Por isso, resolvemos detalhar o checklist de manutenção WordPress que fazemos na Haste para ajudar a clarear alguns pontos que podem estar ficando esquecidos.

Backups

É importante fazer backups periódicos do banco de dados e dos arquivos do site. Ter uma cópia do site atualizada salva é importante para evitar que tudo seja perdido em caso de problemas. Se alguma situação chegar a acontecer, o site estará salvo e poderá ser colocado no ar rapidamente, sem grandes dores de cabeça.

A frequência do backup depende da frequência com que o site é atualizado. Se o site é atualizado semanalmente, um backup semanal é indicado para garantir que a versão mais recente do site esteja salva. Também é essencial fazer backups antes de grandes atualizações.

Saiba mais em Como fazer backup do WordPress

Atualizações

Um site é como um quebra-cabeça em que todas as peças precisam estar íntegras para que formem a figura final sem falhas. No caso do WordPress, o que garante a integridade de todos os componentes do site são as atualizações.

Então, uma boa manutenção deve incluir a atualização do core do WordPress, PHP, temas e plugins. Estar com um desses itens desatualizados significa que seu site está aberto a ameaças externas, já que cada nova versão traz melhorias de segurança, além de estar funcionando com recursos já ultrapassados.

Segurança

Existe uma grande preocupação com a segurança dos sites na internet, especialmente no momento atual com todas as preocupações envolvendo proteção de dados pessoais. Por isso, a manutenção WordPress deve ter um foco também em evitar problemas relacionados à segurança.

Só realizar os backups e fazer as atualizações periodicamente já eliminam parte do problema. Além desses, existem outros pontos de preocupação, como a segurança da hospedagem e a adoção de certificados SSL, que devem ser sempre revisitados na manutenção.

Questões relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também podem ser revisadas na manutenção para garantir que a política de privacidade e o gerenciamento de cookies estejam atualizados para evitar problemas.

Leia também: Checklist de segurança WordPress

Performance

Um site atualizado e seguro tem um potencial maior para ter uma boa performance, mas, para que seja excelente, é preciso que esse seja um ponto de atenção na manutenção. Com a adoção de tecnologias cada vez mais rápidas, as pessoas estão mais impacientes para esperar o carregamento de páginas lentas.

Por isso, é importante que estejam sendo feitas constantes melhorias na performance para garantir um site rápido e responsivo para os usuários. Estar atento aos parâmetros do Core Web Vitals para otimizar o site é um bom começo.

SEO

SEO é a sigla para otimização para motores de busca. Essa otimização reúne técnicas que visam deixar o site mais atraente para mecanismos de busca, como o Google, visando melhorar o posicionamento do site entre os resultados de pesquisa orgânica.

As estratégias de SEO podem ser adotadas dentro e fora do site, com algumas questões técnicas envolvidas. Além disso, o trabalho de SEO é constante, pois cada nova página do site precisa estar otimizada, e seus efeitos são sentidos a médio e longo prazo.

Ao incluir uma revisão de SEO na manutenção, garante-se que o site esteja sempre otimizado para se destacar nas buscas orgânicas.

Saiba mais: O que é SEO e qual é a função no seu site

Desenvolvimento e design

Com o tempo, alguns aspectos do site vão ficando datados ou surgem questões que passaram despercebidas na criação do projeto. Sendo assim, a manutenção também pode incluir no escopo do serviço uma atenção especial para estar sempre melhorando o site com correções e melhorias pontuais no desenvolvimento e design do site para não recomeçar do zero.

Conteúdo

Da mesma forma que aspectos do desenvolvimento e do design podem ficar datados, o conteúdo do site também pode ficar desatualizado e não ser mais tão atrativo. Por isso, a manutenção pode incluir a comunicação do site, com a melhoria das chamadas para ação e conteúdo do blog, para que seu site atinja os objetivos sempre.

Checklist de manutenção WordPress

  • Fazer backups
  • Atualizar core do WordPress
  • Atualizar PHP
  • Atualizar plugins
  • Atualizar tema
  • Verificar hospedagem
  • Instalar certificado SSL para HTTPS
  • Acompanhar resultado do Core Web Vitals
  • Fazer otimização SEO on-page
  • Fazer otimização SEO off-page
  • Fazer correções pontuais de desenvolvimento e design
  • Atualizar conteúdo

Precisa de ajuda com a manutenção WordPress? Entre em contato com o time de especialistas da Haste.

Compartilhe

Imagem padrão
Lara Fernandes
Artigos: 91
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Max Denvir
Max Denvir
2 meses atrás

Ótimo checklist!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x