Como registrar um domínio para WordPress

Um guia para conquistar o seu .com.br próprio e deixar seu site WordPress ainda mais customizado.

Imagina a seguinte situação: é domingo e você quer ir em uma sorveteria nova em um bairro que você não conhece bem. A informação que você precisa lembrar para chegar lá é o CEP e sem ajuda de mapa, pedindo ajuda na rua mesmo. Uma possibilidade bem alta de dar errado, não é mesmo?

Agora, se você sabe o nome da rua e o número, fica bem mais fácil de lembrar e pedir ajuda. Em uma situação ainda mais simples, é só você digitar o nome da sorveteria no GPS e ser indicado para a localização correta rapidamente.

Na internet, esse é o papel que o domínio desempenha. O domínio é aquilo que te leva para um site sem precisar informar vários números ou gastar horas na buscando entre todos os outros sites que existem.

Quanto mais fácil de lembrar, mais pessoas vão se lembrar do seu site. Por isso, é muito importante registrar domínio personalizado para o seu site WordPress.

O que é domínio

Em uma explicação mais formal, o domínio é o endereço do seu site, ou seja, o que você precisa digitar para que o site seja encontrado. Geralmente, o domínio é nomedaempresa.com.br.

Também existem os domínios gratuitos, vinculados a outros sites, como o famoso nomedaempresa.wordpress.com. No entanto, além de ficar mais longo, o seu site fica vinculado e expondo também o nome de outra empresa, não passando uma imagem profissional.

Por isso, é muito mais comum que vejamos sites .com, .org e .gov, mas essas não são as únicas opções. No Brasil, existem alternativas para jornalistas (.jor.br), para blogs (.blog.br) e até mesmo para cidades, como o .bsb.br de Brasília.

Já nos domínios internacionais, existe uma gama ainda maior de domínios, tais como .cool, .art e .delivery. Sendo assim, é possível escolher um domínio voltado para o segmento de atuação da sua empresa e que seja memorável para os seus clientes.

Como registrar domínio para WordPress

Assim que você decidir que quer ter um domínio legal para o seu site WordPress, é hora de pesquisar uma empresa para fazer o registro desse domínio. No Brasil, quem faz essa organização dos domínios é o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Então, se você deseja um domínio com .br no final, o mais recomendado é fazer esse processo através do site registro.br, vinculado ao NIC.br. Também é possível mudar domínio, caso o que você tenha hoje não te agrade tanto assim.

O processo de registro de domínio para WordPress é bem simples, sendo necessário seguir apenas alguns passos.

1) Encontre um domínio disponível

No site do registro.br, você consegue ver a disponibilidade daquele domínio que já tem em mente. Além disso, também é possível ver a lista de terminações diferentes, caso você queira fugir do convencional .com.br.

2) Registrar o domínio

Após confirmar a disponibilidade do domínio desejado, você pode registrar o seu site. É necessário informar CPF ou CNPJ para criar uma conta na plataforma e você vai receber um nome de usuário.

Em seguida, o registro.br solicita os seus dados ou da sua empresa para identificação do usuário. Também é preciso concordar com os Termos de Uso e a Política de Privacidade do site e preencher todos os formulários.

3) Pagando pelo domínio

Os preços por um domínio custam a partir de 40 reais por um ano, com desconto a partir do segundo ano. Você pode comprar um domínio por até 10 anos.

O registro.br oferece pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário, lembrando sempre que a compensação do boleto leva alguns dias a mais.

4) Contratar uma hospedagem

A hospedagem é o servidor que vai armazenar o seu site e existem vários serviços disponíveis para você escolher o que mais atende às suas necessidades. 

No momento de contratação da hospedagem, você informa o seu domínio para a empresa, que vai te fornecer o Sistema de Nomes de Domínio (DNS), como um “CEP” do seu site.

Com esses dados em mãos, é só retornar ao registro.br, selecionar o seu domínio e procurar por “Alterar servidores DNS”. Por fim, informe os dois endereços fornecidos pela empresa de hospedagem e espere até 48 para a publicação do seu site.

Depois, começa realmente a missão de construir o seu site do zero ou contratar uma empresa especializada para desenvolver um site WordPress ou lojas virtual com WooCommerce.


Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar uma experiência? Compartilha com a gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *