Como contribuir com a comunidade WordPress

A comunidade WordPress é movida por voluntários que contribuem para ela e você também pode colaborar.

O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais utilizado no mundo. Isso deve-se ao fato de que a plataforma é open-source, ou seja, de código aberto, podendo ser adaptada para as mais diversas situações.

Assim, muitas pessoas trabalham exclusivamente com o WordPress. Além disso, muitas se reuniram para começar a trocar conhecimento sobre a plataforma e assim foi se estabelecendo a comunidade WordPress.

Como o WordPress não é gerenciado por uma empresa, é a comunidade que é responsável por fazer acontecer a evolução da plataforma. Além do desenvolvimento, a comunidade também se organiza para realizar eventos relacionados ao WordPress, sendo possível contribuir de muitas formas para ela.

Chat da comunidade WordPress

A comunidade WordPress conta com um espaço no Slack para trocar ideias sobre diferentes iniciativas. É um ambiente com diversos canais para conhecer outras pessoas que trabalham com WordPress, organizar eventos e colaborar em projetos.

Você pode participar do chat da comunidade global e também da comunidade brasileira.

Documentação

A versão em português da documentação do WordPress, chamada de Codex, é mantida pela comunidade e qualquer pessoa pode contribuir. Para colaborar, é preciso ter uma conta no WordPress.org e acessar o Portal da Comunidade para saber mais detalhes.

Tradução

A tradução dos projetos relacionados ao WordPress também é feita de maneira colaborativa. Qualquer pessoa pode colaborar com a tradução de plugins, temas e até mesmo do próprio WordPress por meio do Translate

As traduções são aprovadas por um grupo de validadores que avaliam e tornam-as disponíveis para a inclusão dos arquivos nos pacotes de download. No Slack, existe um canal específico para falar sobre as traduções.

Fórum de suporte

No fórum, é possível tirar dúvidas sobre conceitos, plugins, temas, desenvolvimento, manutenção e qualquer outro tema relacionado ao WordPress. O fórum é onde as dúvidas são respondidas por outros voluntários que conhecem a plataforma.

Em português, estão disponíveis o fórum brasileiro e o fórum de Portugal.

WordCamp

Os WordCamps são conferências da comunidade WordPress que promove a integração entre interessados na plataforma. Os eventos são organizados pelas comunidades locais de acordo com as premissas estabelecidas pela Fundação WordPress.

No blog, temos um artigo sobre como fazer networking em WordCamps e a experiência do Allyson e da Anyssa, co-fundadores da Haste, no WordCamp Europa 2019.

Aqui no Brasil, o principal WordCamp é o de São Paulo, que irá ocorrer no dia 27 de novembro de forma virtual. Inscreva-se gratuitamente para participar do WordCamp São Paulo 2021.

MeetUps

Além dos WordCamps, a comunidade WordPress também organiza eventos mais curtos e frequentes, os MeetUps. Geralmente, são apresentadas palestras ou realizados grupos de trabalho ou de aprendizado. Qualquer pessoa pode organizar um MeetUp na sua própria cidade.

No Brasil, já existem grupos organizados nas cidades de:

WordPress.tv

O WordPress.tv é o espaço em que a comunidade publica vídeos de apresentação ao WordPress. A iniciativa é da comunidade global e é possível contribuir enviando vídeos e fazendo legendas para o português.

Use suas habilidades para contribuir com a comunidade WordPress.

Compartilhe

Imagem padrão
Lara Fernandes
Artigos: 91
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fellyph
29 dias atrás

Muita gente olha para contribuição com Open Source, como um bando de maluco que trabalha de graça. Mas muitas das coisas valiosas que aprendi na minha carreira foi contribuindo com a comunidade WordPress, conversando com profissionais de alto nível e tendo contato com pessoas com carreiras e visões totalmente diferentes da minha.

A comunidade WordPress abriu os braços duas vezes para mim, quando eu me mudei para São Paulo e não conhecia ninguém e quando eu sai do Brasil e fui morar fora. A vibe é a mesma em qualquer lugar do mundo que você vá, sempre será bem vindo.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x