Guia de hospedagem compartilhada para sites WordPress

Tudo que você precisa saber para escolher uma hospedagem compartilhada para o seu site WordPress sem dor de cabeça.

Guia de hospedagem compartilhada. Imagem ilustrativa.

O registro do domínio já está feito, o site está completamente desenvolvido e agora só resta a etapa final: publicar o site. A última tarefa é contratar um servidor de hospedagem para que seu site WordPress possa ser acessado por qualquer pessoa.

Essa hospedagem fica em um servidor, um computador que nunca é desligado para que o seu site fique sempre disponível. O servidor também impacta na performance, segurança, SEO e usabilidade do site, fatores importantes a serem considerados no momento da escolha.

É importante escolher uma boa hospedagem de acordo com o perfil do seu projeto. Confira as dicas que separamos para você tomar uma boa decisão.

Perfis de hospedagens e servidores

Para projetos grandes, que exigem muitos recursos, ter um ou mais servidores exclusivos é o ideal, algo chamado de hospedagem dedicada.

Para sites de médio e grande porte, é possível optar pela hospedagem VPS (sigla em inglês para servidor virtual privado). Nessa modalidade, vários sites estão hospedados nos mesmos servidores, mas possuem configurações e recursos individuais. Em ambos os casos, a manutenção especializada é regra.

No entanto, para um site WordPress de pequeno porte, esses tipos de hospedagem são, além de dispendiosos, muito complicados. Assim, o mais indicado é contratar uma hospedagem compartilhada.

O que é hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é a opção em que vários sites dividem um mesmo servidor, como dividir o aluguel de uma casa de praia com um grupo de amigos. Dessa forma, é a hospedagem mais barata e simples.

O servidor é gerenciado por uma empresa que oferece suporte e outros serviços para complementar o site. Esse atendimento da empresa facilita a gestão do site no dia a dia, já que não é preciso ser ou contratar diretamente especialistas em servidores.

Para um site WordPress, não é difícil encontrar um serviço de hospedagem que funcione bem com a plataforma. Como o WordPress foi desenvolvido com o intuito de popularizar e facilitar a publicação de conteúdo na internet, sempre houve a preocupação em fazer com que a interface funcione nos servidores de hospedagem mais básicos.

Como escolher uma hospedagem compartilhada

Antes de contratar um plano que seja compatível com WordPress, é essencial conferir os requisitos indicados no site WordPress.org. Conforme o WordPress evolui, essas informações são atualizadas.

Também é importante verificar a versão indicada do PHP e do MySQL, bem como os certificados de SSL e o uso do Apache ou NGINX. Algumas empresas ainda oferecem alguns extras, como a hospedagem de e-mails, backup de sites automatizado e suporte 24 horas por dia.

Indo além, várias empresas já oferecem planos de hospedagem compartilhada e VPN específicos para WordPress. Para pleno funcionamento do seu site WordPress, também é interessante optar por servidores com Linux, do que Windows, por questões de compatibilidade com o software.

Serviços de hospedagem compartilhada

Depois de entender bem quais requisitos o seu site precisa, só resta escolher o melhor serviço de hospedagem para o seu projeto. Geralmente, existem planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais, o que influencia diretamente no custo de benefício de cada um. Os hosts que sugerimos são:

HostGator

Oferece um plano exclusivo para WordPress com recursos de SEO e segurança, além de contas de e-email suporte em português 24 horas todos os dias. Os planos custam a partir de R$ 24,99 no plano mensal.

KingHost

A empresa se destaca pelo seu serviço de atendimento ao cliente e pelo suporte 24 horas por dia. Para WordPress, a empresa oferece uma tecnologia que proporciona o carregamento mais rápido dos sites e plugins de segurança e SEO. No plano mensal, os valores começam em R$ 22,40.

SiteGround

Um dos serviços de hospedagem indicados pelo WordPress, o SiteGround disponibiliza um plugin de migração para WordPress, backup diário e bancos de dados ilimitados. A assinatura custa a partir de 6,99 dólares no plano anual.

DreamHost

Também recomendada pelo WordPress, a DreamHost propicia desde a hospedagem compartilhada mais básica até a hospedagem VPS, com serviços como atualizações automáticas do WordPress e certificado SSL gratuito. Os planos de hospedagem compartilhada vão de 2,59 a 71,95 dólares, com opções para sites de todos os tamanhos.

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *