Guia rápido: as novidades do WordPress 5.6 “Simone”

Confira as principais atualizações no editor de bloco e em relação à acessibilidade e ao PHP 8 do WordPress 5.6.

Guia rápido: WordPress 5.6. Imagem ilustrativa da cantora Nina Simone..

Nomeada em homenagem à Nina Simone, a dona da poderosa voz que marcou o jazz, a versão 5.6 do WordPress apresenta algumas inovações para usuários e desenvolvedores. Entre elas, mais possibilidades com blocos e mais suporte para o PHP 8.

Como sempre, essa versão do WordPress também contou com muitos colaboradores voluntários. Além disso, o time responsável pela versão 5.6 é totalmente composto por mulheres, com a participação da designer e co-fundadora da Haste, Anyssa Ferreira, na equipe de design.

Conheça todas as novidades do WordPress 5.6 e aproveite para ouvir os sucessos de Nina Simone.

Editor de bloco

O editor de bloco ganhou algumas atualizações importantes: mais ferramentas para edição de layout com blocos, mais padrões de bloco e padrões integrados. 

Vantagem: possibilidade de construir páginas com facilidade, inclusive sem a necessidade de ajustar o código.

Acessibilidade

O novo plugin de declaração de acessibilidade conta com um modelo que atende diferentes jurisdições e pode ser ajustado e publicado. O recurso de adicionar legenda nos vídeos foi melhorado para que seja possível enviar legenda em uma postagem ou página.

Vantagem: posicionar o site através de uma declaração de acessibilidade clara e tornar os vídeos mais acessíveis.

Twenty twenty-one

O tema padrão anual é construído para o editor de bloco e conta com novos padrões de bloco exclusivos. O Twenty twenty-one também oferece uma gama de paletas de cores em tons pastel que seguem as diretrizes internacionais de acessibilidade, assim como todo o tema.

Vantagem: ter a opção de um tema gratuito e flexível para diversas personalizações.

Senhas de aplicativos

A API do WordPress foi melhorada para que aplicativos de terceiro possam se conectar ao site de forma segura por meio das novas senhas de aplicativo criadas por um sistema de autenticação.

Vantagem: mais segurança para fazer integrações com outros aplicativos.

PHP 8

O WordPress 5.6 oferece maior suporte a versão final do PHP 8, lançada no final de novembro. Também já existe a perspectiva de que a compatibilidade total venha ainda na versão 5.6.

Antes de atualizar a versão PHP do seu site, recomendo que leia sobre alguns pontos de atenção com temas, plugins e outros recursos que podem não ser compatíveis com o PHP 8.

Vantagem: os próximos projetos já podem ser planejados na versão mais recente do PHP.

Saiba mais sobre o WordPress 5.6

Qual novidade você mais gostou? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *