Guia rápido: as novidades do WordPress 5.8 “Tatum”

Configurar widgets com o editor de blocos é a principal novidade trazida no WordPress 5.8.

O fundo é uma fotografia em preto e branco do pianista Art Tatum. Em destaque, está um retângulo preto com o texto: Guia rápido: WordPress 5.8.

Lançado no dia 20 de julho, o WordPress 5.8 traz novas aplicações para os blocos, que, agora, podem ser utilizados como widgets e no Personalizador.

Saiba mais sobre a versão 5.8 do WordPress ouvindo os maiores sucessos de Art Tatum, famoso pianista de jazz homenageado nesta versão.

Widgets com blocos

Uma das maiores mudanças no WordPress 5.8 é que o editor de blocos pode ser aplicado na área de widgets do site, sendo possível pré-visualizar no Personalizador. Assim, surge a possibilidade de criar pequenas partes do layout apenas com blocos, sem configurações de código.

Exibição de posts com blocos

Foi implementado o bloco de loop de pesquisa, que viabiliza a exibição de posts de acordo com parâmetros específicos. Algumas possibilidades são apresentar posts de uma categoria ou que usam uma tag em particular. A intenção é oferecer algo mais complexo do que o bloco de posts mais recentes.

Edição de modelos junto com os posts

Para utilizar essa atualização, é preciso ter um tema que possibilite o uso de blocos. Dessa forma, é possível editar os modelos que compõem o conteúdo do seu site e alternar entre a edição de posts e a edição de páginas utilizando o editor de blocos.

Visão por Lista das páginas

A Visão por Lista visa facilitar a navegação em páginas com conteúdos mais complexos. Esse recurso vai fornecer um resumo de todos os blocos presentes na página para proporcionar uma compreensão rápida das partes do conteúdo.

Ferramenta Transformações de Padrões

A ferramenta Transformações de Padrões foi atualizada para fornecer sugestões padrões de bloco baseadas no bloco que está sendo utilizado. Essa ferramenta pode ser experimentada nos blocos de consulta e redes sociais e tem como objetivo ser uma fonte de inspiração para estruturação do site sem sair do editor de blocos.

Estilização de imagens

Exemplo da aplicação da bicromia no WordPress 5.8 utilizando a fotografia de um peixe dividida no meio, com uma parte em dois tons de azul e outra em vermelho e roxo.

Agora, é possível adicionar filtros de bicromia às imagens. Esse filtro vai estilizar as imagens ou vídeos, quando utilizado o bloco de cobertura, com cores para as sombras e luzes da imagem de acordo com as preferências do usuário.

Novidades para desenvolvedores

Além das atualizações no editor de blocos, também foram lançadas novidades voltadas para desenvolvedores que trabalham com o WordPress. Algumas delas são:

  • APIs de configurações e estilos globais para controle de ferramentas de personalização e blocos de estilo do editor;
  • Compatibilidade com o Internet Explorer 11 removida;
  • Suporte ao formato WebP;
  • Ampliada a compatibilidade para blocos adicionais.

Saiba mais sobre o WordPress 5.8

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *