Como integrar RD Station e WordPress

Integrar RD Station e WordPress é bem mais simples do que parece e é muito vantajoso para acompanhar a performance das ações de marketing.

Ter uma automação de marketing pode trazer diversos benefícios para o seu site. A principal vantagem é o aumento da conversão através do constante contato com o potencial cliente. Assim, vai se construindo um relacionamento até que seja realizada a ação desejada.

A automação de marketing é justamente o que vai conectar a empresa com uma base de contatos com objetivo de conquistar e fidelizar clientes. Existem muitas empresas no mercado que oferecem as ferramentas necessárias para uma automação de marketing, mas a que mais se destaca é a RD Station.

A melhor parte é a possibilidade de integrar RD Station e WordPress para facilitar ainda mais o trabalho e potencializar os resultados da automação de marketing. 

O que é RD Station?

O RD Station é uma ferramenta de marketing lançada em 2011 por uma equipe brasileira, que evoluiu ao longo dos anos e hoje conta com um ecossistema de educação e plataformas voltadas para Marketing Digital e Vendas, como a RD University e o RD Station CRM.

Para automação de marketing, é utilizada a ferramenta RD Station Marketing, desenvolvida para reunir dados de performance das estratégias de marketing digital. Assim, em um único recurso, é possível integrar redes sociais, gerenciar leads, automatizar e-mail marketing, acompanhar campanhas no site e planejar estratégias de SEO, entre outras ações.

A plataforma é dividida em cinco áreas principais, pensadas de acordo com a lógica de um funil de vendas tradicional:

  • Dashboard: painel principal que apresenta os principais dados de performance da empresa, como número de visitantes e de leads;
  • Atração: aba para gestão de estratégias que visam atrair visitantes do site, com a possibilidade de aplicar estratégias de SEO, fazer anúncios e publicações em redes sociais e ter acesso a pesquisa de palavras-chave;
  • Converter: aba com foco na conversão de visitantes em contatos por meio da criação de landing pages, obtenção de dados do usuário e páginas de captação e agradecimento;
  • Relacionar: aba com recursos de relacionamento com os contatos, como segmentação dos contatos e e-mail marketing;
  • Analisar: aba com os relatórios das ações realizadas.

Com todos esses recursos, a plataforma atende diversos tipos de necessidades, desde e-commerces até empresas de serviços B2B. Os planos são pensados de acordo com o tamanho da base de contatos da empresa, variando de 59 até 2.659 reais por mês.

Como integrar RD Station e WordPress

Existem diversos métodos de integração entre RD Station e WordPress, mas o mais simples é por meio do plugin oficial criado pela própria RD Station. 

Instalação

Passo 1 – No Painel do WordPress, acesse a opção Plugins e, em seguida, clique em Adicionar Novo.

Passo 2 – Procure por RD Station na barra de pesquisa e procure o plugin “RD Station” criado pela RD Station.

Captura de tela da área de instalação de plugins do WordPress com o plugin da RD Station nos resultados de pesquisa.

Passo 3 – Clique no botão Instalar agora e, em seguida, Ativar. Com o plugin ativado, é possível iniciar a configuração.

Configuração

Passo 4 – No Painel, passe o mouse sobre a opção Configurações e clique em Configurações do RD Station.

Passo 5 – Clique no botão Conectar ao RD Station. Será aberta outra janela para que você faça login na sua conta e confirme as permissões.

Captura de tela das configurações da integração entre RD Station e WordPress.

Passo 6 – Ative o Código de Monitoramento. Aparecerá um aviso para que você valide a ação no RD Station Marketing. Clique em Validar.

Passo 7 – No site da RD Station, verifique se o endereço do seu site está correto e clique no botão Verificar. Será aberta uma janela com o seu site que será fechada automaticamente quando a verificação for concluída.

Captura de tela da verificação de integração no site da RD Station.

Passo 8 – Com a integração ativada, irão aparecer duas opções para que sejam definidas as Bases Legais. É importante que as Bases Legais sejam definidas nas duas opções, embora uma seja temporária. 

Passo 9 – Caso o site tenha uma loja WooCommerce integrada, o plugin oferece também o recurso para exportar dados do formulário de checkout para o RD Station. Para ativar o recurso, acesse a aba WooCommerce nas configurações, escolha um identificador e selecione os campos que deseja exportar com um nome correspondente no RD Station.

Captura de tela das configurações da integração entre RD Station e WooCommerce.

Com esses passos, seu site e sua loja estarão integrados ao RD Station e você poderá aproveitar os recursos da plataforma para acompanhar o desempenho das suas ações de marketing. 

Leia também: O que é automação de marketing e porque o Mautic é ideal para isso

Compartilhe

Imagem padrão
Lara Fernandes
Artigos: 91
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x