O que é Pixel do Facebook e como instalar no WordPress

O Pixel do Facebook é uma das ferramentas mais utilizadas para acompanhar resultados de campanhas em sites. Confira como usar no WordPress.

Poder acompanhar qualquer tipo de ação realizada no seu site parece um exagero, mas é necessário para mensurar o sucesso das campanhas de marketing. Além disso, também ajuda a compreender o comportamento do cliente e quais pontos do site precisam de melhoria para aumentar a conversão.

Para realizar esse acompanhamento, existem os pixels, que são ferramentas que geram os dados das ações do usuário. Existem pixels de diversas plataformas, mas o mais popular é o Pixel do Facebook e é sobre ele que vamos falar neste artigo.

O que é Pixel do Facebook?

O Pixel do Facebook é uma ferramenta que possibilita a geração de dados de rastreamento em sites e o uso deles nos recursos de publicidade do Facebook. Assim, o pixel une a rede social com a experiência que o usuário teve no site, seja ela apenas de consumo de conteúdo ou de compra.

São diversos tipos de ações, conhecidas como eventos, que podem ser acompanhadas, como:

  • Preenchimento de formulário de registro;
  • Visualização de conteúdo;
  • Pesquisas realizadas;
  • Novo lead (contato);
  • Adição à lista de desejos;
  • Adição ao carrinho;
  • Início do checkout;
  • Adição de informações de pagamento;
  • Compra efetuada.

Com esses dados, é possível para a empresa definir novos públicos para receber anúncios, avaliar o resultado das ações de marketing e criar ou melhorar as campanhas publicitárias. Tudo isso sendo feito, claro, no Facebook Ads, a plataforma da Meta para criação e gerenciamento de anúncios no Facebook e Instagram.

Muito provavelmente, você já passou por uma situação em que visitou uma loja virtual e olhou os produtos, mas sem efetuar a compra. Em seguida, entrou no Facebook ou Instagram e só apareceram anúncios dessa loja para você. Este exemplo é uma campanha de remarketing, uma das aplicações mais comuns para o Pixel do Facebook.

Como funciona o Pixel do Facebook?

O Pixel do Facebook precisa estar instalado no seu site para começar a obter dados como um “espião”. Com isso feito, cada ação de conversão que o usuário realizar no site vai ser acompanhada pelo pixel de rastreamento. 

O pixel informa o acontecimento de um evento ao Facebook e são gerados relatórios com essas informações. Os relatórios ficam armazenados no Gestor de Eventos no Facebook Business.

Um fator importante que contribui para o Pixel do Facebook são os cookies internos do site e dos sites de terceiros. Os cookies são pequenos arquivos criados pelos sites visitados que ficam armazenados no navegador com o propósito de coletar informações de navegação para otimizar a próxima visita ao site.

Ao utilizar os cookies, é possível melhorar a coleta de dados do Pixel do Facebook para ter uma compreensão melhor das ações do usuário e, consequentemente, tomar decisões de marketing mais assertivas.

Como instalar o Pixel no WordPress?

Passo 1: Acesse o Gestor de Negócios do Facebook.

Passo 2: No menu, clique na opção Definições do negócio.

Captura de tela do menu da página inicial do Gestor de Negócios do Facebook.

Passo 3: Procure no menu pela opção Fonte de dados, clique para expandir a opção e clique em Pixels. Em seguida, clique no botão Adicionar.

Passo 4: Escolha um nome para o pixel do seu site, insira a URL do site nos campos indicados e clique no botão Continuar.

Captura da tela de criação de um novo pixel no Gestor de Negócios do Facebook.

Passo 5: Clique na opção Continua a gerir a minha empresa e, na página do pixel, copie o código de identificação que foi gerado. A identificação fica localizada abaixo do título do pixel, em azul.

Captura da tela de configuração de pixel no Gestor de Negócios do Facebook.

Passo 6: No WordPress, instale e ative o plugin Pixel Cat. Caso você não conheça esse processo, confira o nosso tutorial de instalação de plugins WordPress.

Passo 7: No menu do WordPress, clique na opção Pixel Cat para abrir a configuração do pixel.

Passo 8: Dentro da área do plugin, clique em Add Pixel, copie o código informado pelo Gestor de Negócios do Facebook e clique no botão Add para finalizar.

Captura da tela de configuração do plugin Pixel Cat dentro do WordPress.

Passo 9: Caso você tenha uma loja WooCommerce, vá na aba E-commerce dentro da tela do plugin e ative a opção Track Shopping Events para que as ações relacionadas à loja também sejam acompanhadas.

Pronto, o Pixel do Facebook vai estar perfeitamente instalado no seu site WordPress. Em breve, os eventos começarão a surgir no seu Gestor de Eventos.

Ficou com alguma dúvida? Deixa pra gente nos comentários.

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Lara Fernandes
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