Tudo por trás de um site WordPress

Como CMS, tema e plugin garantem o bom desempenho do seu site WordPress.

Um site WordPress, aparentemente, é composto por um tema, que garante a parte visual, e pela gestão do conteúdo, por se tratar de um CMS. No entanto, além desses itens, o bom funcionamento de um site também é garantido por diversos outros fatores, como os plugins.

O WordPress, na verdade, é como uma boneca matrioska: vai se abrindo em novas camadas e cada uma apresenta novas possibilidades. Assim, a camada mais essencial não é a primeira, mas sim todo o conjunto de camadas que compõe o dinamismo do site.

Sendo assim, para ter um bom desempenho no seu site, é muito importante conhecer a função de cada camada e verificar sempre como está o funcionamento do conjunto. Nesse texto, vamos falar dos três itens mais importantes dentro do seu site WordPress: CMS, tema e plugin.

O que é CMS

CMS é a sigla para Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdos. Basicamente, é o que permite a criação, publicação e manutenção do conteúdo de um site. Ou seja, aquilo que possibilita editar o código do site, publicar textos e controlar estoque, em caso de lojas virtuais.

O WordPress é um CMS gratuito e de código aberto, em que diversas pessoas contribuem para o seu desenvolvimento. Além disso, o painel do WordPress é muito intuitivo, facilitando a gestão de sites.

Por isso, o WordPress é o CMS mais utilizado no mundo, sendo a base de 38% de toda internet. É fácil e rápido gerenciar um site WordPress e apenas essa gestão acaba sendo o foco de muitas pessoas e empresas, mas ainda existem outros fatores que precisam de atenção.

Tema WordPress

O tema de um site WordPress é o que define a aparência do site, o que a pessoa vai ver assim que acessa. Portanto, é algo de extrema importância, já que o visual é algo que pode facilitar ou dificultar a vida do usuário.

Existem inúmeros temas gratuitos disponíveis, o que é tentador, mas nem sempre são as escolhas ideais para o seu site. Por mais que a aparência seja interessante, a velocidade de carregamento de uma página e a responsividade do site também são fatores ligados ao tema.

Nem sempre o visual incrível vai garantir que seu site seja intuitivo ou tenha um carregamento rápido. Por outro lado, uma aparência mais simples pode não ser atrativa para o usuário ou não transmitir os valores da sua empresa. O ideal, em qualquer site, é sempre buscar o desenvolvimento de um tema único, com um visual único e planejado de acordo com a necessidade do projeto.

Outro ponto de atenção deve ser a atualização do tema. Por mais que o tema escolhido esteja atendendo às necessidades, é preciso estar de olho nas atualizações do WordPress para que exista compatibilidade entre as versões dos dois, de forma que seu site continue funcionando bem.

Plugin WordPress

Por fim, uma camada essencial para o bom desempenho do seu site WordPress são os plugins, responsáveis por acrescentar diferentes funcionalidades ao site. Enquanto o CMS é o que faz o gerenciamento e o tema é a aparência, os plugins são “extras” que adicionam novas características. 

Com eles, é possível melhorar o SEO, fazer backup do seu site, otimizar a segurança e até acompanhar métricas específicas, como o Google Analytics no WordPress. Assim como o tema, é necessário manter o plugin sempre atualizado para que o site mantenha o bom desempenho.

Também é interessante observar as avaliações do plugin no diretório do WordPress para se certificar da qualidade da ferramenta que está sendo instalada no seu site. Um plugin de má qualidade pode comprometer o funcionamento do seu site, complicando a sua vida ao invés de facilitar.

Na boneca matrioska do WordPress, o plugin é a camada mais interna, já que nem sempre é o que brilha nos olhos de quem acessa. No entanto, é o que adiciona aquelas funcionalidades que fazem toda a diferença no dia a dia.

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *