O que esperar do WordPress em 2022

Edição completa de sites, temas de blocos, a versão 5.9 e novas atualizações. Confira o que esperar do WordPress em 2022.

Ano novo, novas atualizações no WordPress. Em 2021, a plataforma cresceu 4%, passando a ser utilizada por 43 a cada 100 sites no mundo. Com uma fatia de mercado tão grande, o WordPress agora se dedica para aumentar cada vez mais a autonomia do usuário comum, que não é um desenvolvedor profissional.

Por isso, a promessa para o ano é aprofundar ainda mais o uso de blocos no WordPress, facilitando a criação de sites. Levando em consideração os projetos já anunciados, confira o que esperar do WordPress em 2022.

Edição completa de sites

A edição completa de sites estava com o lançamento previsto para 2021, mas o projeto foi adiado para 2022 e deve chegar no primeiro trimestre do ano. O objetivo é fazer com que os blocos possam ser utilizados em qualquer sessão do site, não só nos posts e páginas.

O recurso, conhecido como Full Site Editing, é um guarda-chuva para várias novidades que o WordPress promete trazer. Algumas dessas mudanças são:

  • Editor do site;
  • Editor de templates;
  • Temas construídos com blocos;
  • Modificações de estilos;
  • Blocos de navegação;
  • Bloco que replica o WP_Query.

Além desses, existem outros projetos em andamento, como o Editor de Widget, que visam a atualização de temas clássicos para se adaptarem à edição completa de sites. Dessa forma, o WordPress caminha para que os sites possam ser construídos com mais facilidade e menos uso de código.

Temas de blocos

Algo que tem sido estimulado pela plataforma é a construção e o uso de temas de blocos, já pensando na edição completa de sites. Alguns temas adaptados para o uso de blocos começaram a ser lançados e a tendência é que apareçam ainda mais em 2022.

O próprio tema oficial do WordPress para o ano, o Twenty Twenty Two, que ainda será lançado, será um tema de blocos. Para desenvolvedores, os temas de blocos são toda uma nova área a ser estudada ao longo do ano.

WordPress 5.9

Inicialmente, a versão 5.9 estava prevista para ser lançada em setembro de 2021, foi adiada para dezembro e, por fim, acabou ficando para 2022. Alinhada com os ideais de valorização dos blocos e autonomia para os usuários, o principal destaque da versão é a edição completa de sites.

Além disso, o WordPress 5.9 também vai trazer:

  • Melhorias para galerias, com recursos de arraste e solte e estilos de bloco;
  • Edição do logo do site;
  • Criação de cabeçalhos e rodapés;
  • Novos padrões de blocos;
  • Diretório de padrões de blocos integrado;
  • Layout flexível para botões, colunas e navegação;
  • Controle único para espaçamento de blocos.

O WordPress 5.9 está em fase de testes, com o lançamento previsto para 25 de janeiro de 2022.

Novas atualizações

Não foram programadas as datas para lançamento de novas versões. Existe um debate para que sejam feitos três ou quatro grandes lançamentos em 2022, mas sem previsão de recursos e datas.

Quanto ao Gutenberg, a fase 2 ainda deve se estender ao longo do ano, com foco em aumentar as possibilidades de personalização usando os blocos. A fase 3, com ênfase em colaboração, vai ficar para 2023 e a fase 4, que prevê a criação de sites multilíngues, ainda está sem previsão, mas já adianta os grandes planos traçados para o editor de blocos.

Para a comunidade WordPress, 2022 pode marcar o retorno dos eventos presenciais, então vale a pena acompanhar o calendário de eventos que podem acontecer na sua região ao longo do ano.

No geral, isso é o que esperamos ver no WordPress em 2022 e vamos torcer para que nossas “previsões” aconteçam. Particularmente, estamos bem curiosos com a edição completa de sites.

E você, o que espera do WordPress em 2022? Conta para a gente nos comentários!

Compartilhe

Imagem padrão
Lara Fernandes
Artigos: 92
4.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sérgio Ferreira
Sérgio Ferreira
6 meses atrás

Qual o futuro do Elementor, com o lançamento do WP 5,9?
E um site feito há alguns ou vários meses, poderá ser editado normalmente no WP 5,9?

2
0
Would love your thoughts, please comment.x